Arquitetos criam escola do futuro: confortável e interessante

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Arquitetos criam escola do futuro: confortável e interessante
Fotos: reprodução / FD||||

Que tal uma escola em que o aluno tenha prazer de ir, de permanecer e que provoque nele interesse para estudar?

Arquitetos criaram na Finlândia a chamada escola do futuro, para alunos do jardim da infância e ensino fundamental.

A escola Saunalahti, da cidade de Espoo, foi construída com tanta inovação que nem parece um colégio.

Do lado de fora, tem cara de um grande museu de artes. São mais de 10 mil m², com salas de aula ambientes para clubes, teatro, cafeteria, biblioteca, academia, entre outros.

Conforto

As aulas são dadas em ambientes relaxantes e confortáveis. As crianças podem sentar onde e como quiserem.

Caso se sintam mais confortáveis, os alunos podem abandonar as suas cadeiras para assistir às aulas em sofás ou utilizar computadores, por exemplo.

Os computadores são utilizados como substitutos para livros, cadernos ou até mesmo para os clássicos quadros negros dos professores.

A área da cafeteria é uma extensão da aula. Mesmo que não estejam em momento de intervalo professores e alunos se reúnem lá para falar de alguma disciplina.

Fora dos ambientes de estudo, a escola tem áreas especialmente desenvolvidas para permitir que os estudantes caminhem livremente.

escola-do-futuro-2

Arquitetura com psicologia

Para a decoração dos ambientes da escolha Saunalahti, os arquitetos decidiram utilizar materiais naturais, para criar uma atmosfera confortável.

Nas áreas em que as crianças passam o tempo livre, as paredes são pintadas com cores vivas. Cada sala de aula conta com um corredor de cor diferente para que seja impossível se perder dentro da construção.

As grandes janelas oferecem um sentimento de conexão com o mundo exterior, mesmo que os estudantes estejam dentro das salas de aula.

Os lugares destinados aos alunos costumam ser localizados perto das janelas das salas, para que elas sintam que ainda fazem parte do mundo lá de fora, mesmo que estejam dentro do prédio.

Comunidade

Durante a noite, a escola funciona como centro de esportes e lazer. As instalações não são utilizadas somente por estudantes ou funcionários, mas ficam disponíveis para toda a comunidade, que pode desfrutar do conforto e da tecnologia do local ao máximo.

escola-do-futuro-3

ecola-do-futuro-5

Com informações do FatosDeconhecidos