Dose alta de vitamina C enfraquece câncer, diz estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dose alta de vitamina C enfraquece câncer, diz estudo
Foto: Getty Images

Cientistas descobriram uma forma gostosa, natural e barata para combater o câncer e melhorar o desempenho da quimioterapia: a vitamina C.

A afirmação é de cientistas da Universidade de Salford, no Iowa, EUA, após um experimento revolucionário.

Eles descobriram que as altas doses de vitamina C podem prolongar a vida por mais seis meses.

Os testes mostraram que o ferro contido nos tumores reagiu com a vitamina para formar moléculas de peróxido de hidrogênio, altamente reativas.

O autor do estudo, Dr. Garry Buettner, da Universidade de Iowa, descobriu uma fragilidade metabólica nas células cancerosas “que se baseia na sua própria produção de agentes oxidantes, que nos permite utilizar compostos como a vitamina C para tornar células de câncer sensíveis a radiação e quimioterapia.”

Os cientistas acreditam que dar altas doses ao paciente é 10 vezes mais eficaz do que alguns medicamentos experimentais na batalha contra a doença.

Motivo

Esta quantidade de nutriente, encontrada em laranjas, couve e pimentão, faz uma espécie de caça aos tumores ao entrar na corrente sanguínea.

E o melhor: não tem efeitos colaterais.

Uma vez no sangue, a substância tem o papel primordial de enfraquecer os tumores e dar maior eficácia aos efeitos da radiação e quimioterapia.

A relação entre a vitamina C e o tratamento contra o câncer tem sido estudada por mais de 4 décadas.

Mas os estudos ainda não tinham comprovado cientificamente os efeitos para o sistema imunológico.

A pesquisa

Onze pacientes com câncer cerebral receberam três infusões de vitamina C por semana durante dois meses para o estudo, que foi publicado na revista Cancer Cell.

O tratamento se estendeu ainda por sete meses enquanto recebiam radioterapia e quimioterapia.

Com o tratamento padrão, os pacientes com esta forma de câncer tinham uma expectativa de vida entre 14 a 16 meses, agora poderão ter 6 meses a mais.

Com informações do Daily Mail.