Painel solar gera energia em dias de chuva e à noite

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Painel solar gera energia em dias de chuva e à noite
Foto: Ethan Miller/Getty Images

Painel solar, só que não. Mesmo em dias encobertos e com chuva, estes novos podem captar energia.

Uma equipe de cientistas de duas universidades chinesas desenvolveu painéis solares capazes de gerar energia nos dias de baixa isolação, nevoeiro ou de noite.

“O objetivo é elevar a eficiência de conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade”, explicou o professor Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China, um dos responsáveis do projeto.

Em paralelo, outra equipe liderada pelo professor Yang Peizhi, da Universidade Pedagógica de Yunnan, também desenvolve as placas solares que podem representar uma “revolução fotovoltaica”.

Como

A principal inovação destes painéis é o uso de um novo material chamado LPP, sigla em inglês de “fósforo de longa persistência”.

Em outras palavras, eles podem armazenar energia solar durante o dia para que ela seja usada durante a noite.

“Só a luz parcialmente visível pode ser absorvida e transformada em eletricidade, mas o LPP pode armazenar energia solar a partir de luz não absorvida e perto da infravermelha, permitindo a geração de energia contínua de dia e de noite”. explicou Tang,

Custos

Estes avanços foram publicados em revistas científicas dos Estados Unidos e Europa.

Isso vai representar uma queda de custos que a energia solar poderia ter, graças a esses tipos de painéis.

Boa parte da energia consumida na China vem dos combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.

Ao mesmo tempo a segunda economia mundial é o país com mais centrais solares instaladas, com capacidade para mais de 77 gigavats.

Com informações da Exame