País não tem mais moradores de rua: como conseguiu?

É possível resolver o problema dos moradores de rua (ou em situação de rua) sem truculência e sem “escondê-los em baixo do tapete”.
A Finlândia fez isso e dá exemplo ao mundo. Em 2015 7 mil pessoas estavam em situação de vulnerabilidade por falta de um lar permanente.
Hoje é o único país da Europa que não tem gente dormindo nas ruas porque usou uma estratégia que dá apoio integral aos sem-teto… e de forma generosa.
Ao contrário dos vizinhos, que oferecem moradias temporárias e condicionais aos moradores de rua, a Finlândia dá a eles habitações permanentes, sem impor condições.
Concede ainda assistência social para ajudá-los a colocar a vida nos eixos, lidando com questões como vício em drogas e desemprego.
“Começamos concedendo a eles um apartamento com um contrato que lhes dá os mesmos direitos que qualquer inquilino. E, se eles precisam de mais apoio, também é oferecido”, disse à BBC Juha Kaakinen, gerente da Fundação Y.
Essa fundação oferece 16.300 moradias a sem-teto na Finlândia.
Custos
A fundação diz que conceder habitação permanente é mais eficaz do que abrigos temporários, usados em outros países, porque são computados todos os custos sociais que este programa ajuda a evitar.
“Muitos desabrigados não precisam de ajuda extra. Mas é importante que, se for necessário, eles possam obter”, acrescenta.
Segundo Kaakinen, há muitas razões que levam uma pessoa a acabar vivendo nas ruas.
“Uma delas é a falta de habitação a preços acessíveis, outras são razões econômicas, divórcio e muitos outros fatores, a que estão sujeitos os seres humanos”, diz.
O executivo explica que a intervenção para ajudá-los deve acontecer o mais cedo possível.
“Se você permanecer nesse estado por muito tempo, é provável que apareçam novos problemas. Por isso, é importante atacar a questão o mais rápido possível”.
Mas pensa que eles estão satisfeitos?
“Enquanto houver uma única pessoa sem teto no país, será muito”, conclui Juha Kaakinen.
Com informações da BBC

Mulher descobre que professores ganham pouco e doa US$ 1 milhão para educadores da cidade
Novo tratamento sem quimioterapia para câncer de mama tem 93% de sobrevida em estudo
Terry Crews come pão de queijo, mostra os músculos e se declara: “Sou filho do Brasil”; vídeo
Nasa mostra Lençóis Maranhenses vistos do espaço: “Deserto feito de água”
Cientistas descobrem motivo do ronco alto para reduzir o barulho
Shawn Mendes visita projeto social e canta com crianças em Angola; vídeo
Brasileira conquista estágio no Banco Mundial e supera concorrência de 33 mil candidatos
Sábado é o Dia D de vacinação de crianças contra 20 doenças em todo o Brasil
Mega-Sena acumulada poderá pagar R$ 58 milhões neste domingo; veja os números
Idoso não queria ganhar filhote após perder cachorro: olha como eles estão hoje; vídeo