Tratamento inglês curou 2 bebês com leucemia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tratamento inglês curou 2 bebês com leucemia
Layla Richards - Foto: Great Ormond Street Hospital

Um tratamento contra leucemia, que vem sendo chamado de “milagroso” e “revolucionário” pela imprensa inglesa, já curou dois bebês britânicos, 11 e 16 meses de idade, que estavam em estado terminal.

Ambos estão em remissão há pelo menos um ano após o tratamento.

Médicos de Londres usaram células imunes geneticamente modificadas para tratar o câncer dos dois.

Layla Richards, 16 meses, e um bebê não identificado de 11 meses de idade receberam células imunológicas geneticamente modificadas no Great Ormond Street Hospital de Londres.

Como

As células imunológicas foram injetadas para atacar células cancerosas depois que métodos tradicionais falharam nas duas crianças.

Um ano depois, os médicos descreveram a resposta das crianças ao tratamento como “quase um milagre” – saudando-o como o primeiro tratamento bem-sucedido do mundo do câncer.

O experimento levanta a possibilidade de a terapia celular usar células doadoras a baixo custo.

Os tratamentos utilizando células T manipuladas, vulgarmente conhecidas como CAR-T, são relativamente novos, radicais e ainda não usados comercialmente. Mas eles têm mostrado grande sucesso contra o câncer do sangue.

Dúvidas

A descoberta provocou polêmica porque ambos os bebês receberam quimioterapia antes do novo tratamento.

Os críticos dizem que os pesquisadores não conseguiram mostrar que foi o CAR-T que curou os dois.

Stephan Grupp, diretor de imunoterapia do câncer no Hospital Infantil de Filadélfia, disse à Technology Review: “Há um sinal de eficácia, mas nenhuma prova. Será ótimo se funcionar, mas isso ainda não foi mostrado.”

Mesmo assim, o professor Waseem Qasim, o médico e especialista em terapia genética que conduziu os testes, relatou que ambas as crianças continuam em remissão – um 18 meses após o tratamento e um por ano após o tratamento.

Pais arriscaram

No ano passado, Layla Richards foi o primeiro bebê a sofrer a terapia após ser diagnosticado com Leucemia Linfoblástica Aguda (ALL).

A mãe de Layla, Lisa Foley, disse na época: “Nós não queríamos cuidados paliativos [de fim de vida] e por isso pedimos aos médicos que tentassem alguma coisa para a nossa filha, mesmo que não tivesse sido tentada antes .

“Espero que Layla fique bem e muitas outras crianças possam ser ajudadas com este novo tratamento”, concluiu.

Preço

A imunoterapia tem trazido em grandes avanços, mas tem havido muitos problemas tentando comercializá-la.

A técnica que usa células do paciente, as modifica geneticamente e, em seguida, devolve ao seu corpo para atacar o câncer custa cerca de US $ 50.000 – mais de R$ 150 mil – a dose.

Falta agora ter certeza de que as células enxertadas não passarão a atacar o paciente que as recebeu.

Com informações do DailyMail