6 passos simples para parar de roncar e de incomodar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 6 passos simples para parar de roncar e de incomodar
Foto: reprodução / DrLevis

Roncar, além de incomodar o companheiro de quarto, pode ser uma sinalização do corpo de algo vai mal. no corpo.

Quem ronca normalmente nega, mas o fato é que não está dormindo bem, tem cansaço durante o dia e pode estar com a chamada apneia.

Alguns cuidados antes de dormir podem ajudar como: evitar consumo de café, refrigerante e chocolate 4 ou 5 horas antes de dormir.

Também evite dormir com fome, ou depois de comer demais.

Veja 6 passos para parar de roncar, indicados por vários especialistas.

Entre eles: Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono; Dirceu de Campos Valadares Neto, diretor da Fundação Nacional do Sono; Márcio Fonseca, fonoaudiólogo especialista em terapia para o ronco e apneia; e Marco Aurélio Bomfim, coordenador do curso de capacitação em odontologia do sono na Associação Brasileira de Odontologia/MG.

Emagreça

Quando a pessoa ganha uns quilos, surge gordura na faringe, o tubo usado durante a respiração. As paredes da faringe ficam pressionadas e o ar tem de passar por um espaço mais apertado – causando uma vibração barulhenta: o ronco.

Pare de tomar bebida alcoólica

As paredes da faringe relaxam quando a pessoa toma bebida alcoólica. Elas ficam mais flácidas, estreitam a passagem livre para o ar (como as gorduras). Por isso, se for dormir, não beba.

Largue o cigarro

O fumo é outro inimigo da circulação de ar na garganta. Ele inflama os tecidos da faringe, que acabam inchados. É algo parecido com o que acontece quando sofremos de faringite – não fica difícil engolir? Respirar também.

Limpe o nariz

Quem dorme com nariz entupido abre caminho para o ronco se instalar. Se o ar não pode passar pelo nariz, vai pela boca mesmo. E, no caminho, passa pelas cordas vocais. Então na hora de escovar os dentes antes de dormir aproveite para assoar o nariz.

Barriga pra cima, nem pensar

Evite dormir de barriga para cima porque nessa posição a língua relaxa, cai para trás e fica no caminho da respiração. Prefira dormir de lado.

Peça socorro

Se nada funcionar, procure um médico. Ele poderá recomendar aparelhos, exercícios faciais ou cirurgia e último caso, para facilitar a passagem do ar.

Com informações da Super e Instituto do Sono Otoface