Brasileiro com ELA escreve livro piscando olhos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiro com ELA escreve livro piscando olhos
Foto: reprodução / Renata Marconi - G1|

A gente pode tudo, mesmo na adversidade! Veja o exemplo deste brasileiro com ELA – que escreveu um livro, letra por letra, piscando os olhos.

Esta é a forma como se comunica Dorivaldo Aparecido Fracaroli, de 56 anos. Ele foi diagnosticado há oito anos com Esclerose Lateral Amiotrófica – doença degenerativa que limita os movimentos, a fala e a respiração.

Morador de Boraceia, litoral norte de São Paulo, Dorivaldo perdeu a fala durante um procedimento cirúrgico, o que impulsionou o aposentado a ‘escrever’ um livro.

Ele transmitiu letra por letra do livro: “Ipê ‘DO’ amarelo”.

“Escrever um livro piscando dá muito trabalho e essa trajetória despertou uma outra necessidade. Descobrimos um equipamento que, acoplado ao computador, ele passaria a usar o computador com o comando dos olhos. Redes sociais, pesquisas, jogos, tudo que você imaginar no computador dá a chance do Dorivaldo fazer”.

Palavras da amiga e fonoaudióloga Maria José de Oliveira.

“Então o dinheiro da venda do livro passou a ser destinado a comprar esse equipamento que custa em média R$ 23 mil. Este não é o único plano do aposentado, que já começou as pesquisas para próximo livro, que deve contar a história da sua cidade natal”.

A ideia

A ideia de escrever o livro partiu fonoaudióloga Maria José de Oliveira.

“Ele estava muito triste e eu o conhecia antes dessa tristeza. Embora já tivesse o diagnóstico, ele não era triste e foi diante dessa tristeza que eu propus o livro. O primeiro intuito do livro era deixá-lo mais feliz, mais ocupado, ter alguma coisa para despertar, sair da cama e escrever o livro”, conta ao G1.

O livro

A obra conta os fatos mais importantes da vida de Dô, como é conhecido na cidade.

Segundo Maria José, são os momentos mais gostosos de se lembrar, desde o sítio onde nasceu, como conheceu a esposa, sobre o filho, os pais, até o diagnóstico da patologia e os dias atuais.

“Não fazemos esclarecimentos científicos da patologia. Citamos a patologia como sendo a causadora de tudo isso, contamos a permanência nos hospitais, mas tudo em primeira pessoa, como ele vê.”

Descoberta

Há oito anos, quando a família descobriu a doença, a esposa de Dorivaldo, Valéria Fracaroli, não imaginava o que a ELA poderia acarretar na vida do marido.

“Foi muito difícil, a gente chorou muito. Eu sabia que eu não conhecia nada da ELA, só o que a médica falou. Então eu comecei de madrugada a procurar sobre a doença e comecei a conversar com pacientes, saber como seria. Vi a necessidades de informações jurídicas, de tudo”, lembra.

Mas a maior dificuldade chegou quando Dorivaldo precisou colocar uma gastro e uma traqueo e durante o procedimento acabou perdendo a fala.

Como a vontade de se comunicar era enorme entre o casal, Valéria teve a ideia de usar uma tabela de comunicação. ( veja abaixo)

“Eu coloquei o alfabeto que eu conheço muito bem, dividi em cinco linhas. Pedi para ele “falar” o que ele mais queria perguntar. Ele foi “falando” letra por letra através das piscadas. Ele perguntou se poderia tomar banho e depois vieram outras perguntas. Quando os médicos chegaram, viram uma lousa cheia de perguntas dele”, lembra.

Valéria conta que os médicos responderam as perguntas e passaram a conversar com ele também e foi com a mesma técnica que Maria José propôs que Dorivaldo escrevesse o livro.

Foto: Renata Marconi/G1

Foto: Renata Marconi/G1

Exemplares

Depois de três anos escrevendo, foram publicados 500 exemplares no dia 11 de março e em pouco mais de um mês praticamente todos já foram vendidos.

Maria José conta que eles não esperavam a repercussão da história. “Se ele está feliz eu estou muito mais e tudo por conta dessa história do livro”, afirma a fonoaudióloga.

Com informações do G1