Índio tem oca e exposição no Morumbi Shopping

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Índio tem oca e exposição no Morumbi Shopping
Foto: Renato Soares||||

Uma oca cenográfica leva até a cidade as belezas, as cores, a cultura, a tradição do índio brasileiro.

A oca com 32 fotos mostra um pouco do cotidiano das aldeias das mais de 40 etnias já retratadas pelo fotógrafo e documentarista Renato Soares.

Elas fazem parte da exposição Ameríndios do Brasil, um projeto que resgata através da imagem a riqueza cultural do índio, a raiz desse país.

A exposição, foi inaugura nesta semana em que se comemora o dia do índio  – 19 de abril. Ela tem fotos que revelam rituais que atravessaram o tempo.

“É o reconhecimento e a valorização do brasileiro como um povo miscigenado que traz, não apenas no sangue, mas na raiz de sua civilização, grandes porções dessas culturas ancestrais”, diz Renato Soares.

História

Antes da chegada dos europeus, estima-se que viviam no Brasil entre 5 milhões e 10 milhões de pessoas – índios.

Ainda que imprecisos, estes cálculos nos dão uma ideia da dimensão das populações que habitavam estas terras.

Passados mais de quinhentos anos e os diversos ciclos de exploração, resistem no país 305 etnias, além das isoladas e ainda desconhecidas, que mantém vivas sua cultura e pelo menos 274 línguas autóctones que fazem do Brasil a nação com a maior diversidade sociocultural do planeta.

O projeto

O projeto Ameríndios do Brasil é um projeto ambicioso que pretende mapear todas essas culturas no território nacional.

“Já são mais de 25 anos de mergulho no universo indígena e serão necessários pelo menos mais 10, quem sabe 20 anos, para esquadrinhar e revelar a diversidade étnica dos povos originários do Brasil. Quero mostrar rostos, valorizar culturas, respeitar identidades, dar visibilidade. Quem não é visto corre o risco de ser esquecido!, disse Renato Soares ao SóNotíciaBoa.

Veja algumas das fotos da exposição:

01-aguape

Índios Kuikuro retiram grandes amontoados de aguapé (Eichhornia crassipes), planta aquática bastante comum no Brasil, de onde se extrai o chamado “sal do índio”. Lagoa do Aguapé – Terra Indígena Xingu (MT) – 2012 – Foto: Renato Soares

07-kuarup-yawalapiti

Homens da aldeia Yawalapiti estão na mata fechada para escolher os troncos da árvore mari-mari que vão homenagear seus mortos, durante o ritual do Quarup. Aldeia Yawalapiti – Terra Indígena Xingu (MT) – 2016 – Foto: Renato Soares

06-educacao

Menino em escola indígena aprende a língua Macro-Jê. Aldeia Moykarako – Terra Indígena Mebengokre 2016 – Foto: Renato Soares

04-raoni-metuktire_1

Raoni Mektutire, cacique e pajé Kayapó, um dos principais lideres do Baixo Xingu. Foto: Renato Soares

Serviço

Exposição Ameríndios do Brasil
De 19 a 30 de abril
Morumbi Shopping, São Paulo (Piso Lazer)

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa