Portal ajuda pessoas com câncer: dicas e qualidade de vida

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Portal ajuda pessoas com câncer: dicas e qualidade de vida
Foto: Pixabay

É possível superar o câncer com qualidade de vida e ter apoio de pessoas que já passaram pelo problema.

O portal SuperAção está ajudando pacientes de todo o Brasil pela internet.

Lá as pessoas encontram exercícios e dicas práticas para serem feitos durante o tratamento, podem trocar experiências com apoio de quem passou pelo problema e aprender questões básicas como a lidar com o diagnóstico.

“Sair da postura de vitimização e entrar na postura de coragem, força e mudança pessoal” e “Usar aqueles que amamos como força para vencer”, são dicas dadas por Silvana Zugaib, colunista do Portal, coach, palestrante comportamental e criadora da página CA Talks.

Ela foi diagnosticada com câncer de mama ano passado, logo após adotar sua pequena filha. A partir daí, tornou-se inspiração para muitas pessoas.

Dicas

No portal SuperAção o paciente aprende a se cuidar durante o tratamento do câncer.

Tem dicas de beleza, de fortalecimento da mente, do corpo e sobre como lidar com os efeitos colaterais.

A proposta é trazer um benefício real para o paciente: técnicas de coaching para autoestima, conexão com sua cura interior e yoga também fazem parte do leque de exercícios para serem feitos de casa, oferecidos gratuitamente.

Gabriela Besser, criadora do Portal, adianta algumas dicas práticas para ajudar quem está em tratamento contra o câncer:

  1. Utilize a mente a seu favor! É muito importante que a mente esteja equilibrada para a recuperação no tratamento do câncer e de qualquer doença.
  2. Para contornar os efeitos colaterais do tratamento use a alimentação. Frutas cítricas, ou sorvete de limão ajudam com enjôo. Tome muita água e evite alimentos secos, alcoólicos ou condimentados.
  3. Para boca seca, chicletes de menta sem açúcar e bochechos com bicarbonato de sódio antes das refeições, que ajudam a mascarar o gosto ruim ou metálico na boca.
  4. Para intestino preso prefira alimentos ricos em fibras como cereais integrais, feijão, tangerina, nozes e mamão. No Portal SuperAção tem receitas para ajudar com cada sintoma.
  5. Fortaleça o corpo e a mente com yoga. A prática tem exercícios que harmonizam o corpo e a mente e ajudam na recuperação do tratamento. O Portal ensina exercícios de yoga com respirações que ajudam contra ansiedade, medo e auto-estima.
  6. Faça auto-massagens, que ajudam a estimular o sistema linfático e imunológico.
  7. Sinta-se bem e confortável consigo. Pinte sua sobrancelha, coloque brincos lindos, aquele batom e arrase, com ou sem cabelos, por ai!
  8. Nada de vitimização. É hora de fazer uma faxina na vida e recomeçar! Aproveite a oportunidade para retirar tudo o que não serve mais e fazer tudo o que sempre quis fazer!
  9. Não se desespere! O câncer não é uma sentença de morte.

O portal

O SuperAção foi criado em 2014 e desde lá vem dando apoio emocional a pacientes com câncer e familiares.

Ele atualmente atende até 100 participantes por vez na rede de solidariedade, presente em 18 estados brasileiros. A meta é chegar a 300.

O projeto é todo online e a pessoa pode participar de onde estiver.

A equipe é composta por 5 psicólogos, coaches, programadores, designers e diversos voluntários.

O projeto foi criado por Gabriela Besser, de 30 anos, ex-biomédica, designer, coach, formada em hipnose ericksoniana e diversas terapias energéticas e complementares.

O motivo foi a busca pessoal dela pela cura individual e da sociedade.

“Acredito que o corpo e a mente precisam estar em harmonia para que haja a cura, que o amor é a força mais poderosa que existe e que ele pode ser um passo fundamental para a cura quando recebido de alguém que passou pelo mesmo”, diz,

Com o apoio da FIAP (Fac. de Informática e Administração Paulista), o portal está construindo um aplicativo para automatizar os serviços e atender mais de 5 mil pessoas  até 2018.

O SuperAção é mantido com ajuda de pessoas que conhecem o trabalho.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa