Novo “Homem com H”: Ney e autor elogiam clipe de Fiákra

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo “Homem com H”: Ney e autor elogiam clipe de Fiákra
Fiákra - Foto: reprodução / Youtube|||

A música “Homem com H” – clássico da MPB nos anos 80, imortalizado na voz de Ney Matogrosso – ganhou uma nova versão que foi elogiada pelo autor da música, Antônio Barros e pelo próprio Ney.

O Clipe, lançado há 2 meses, está com mais de 600 mil visualizações no Facebook e mais de 60 mil no Youtube.

“Gostei dessa versão! Já vi! Gostei muito! “, disse Ney no Instagram de Fiákra, o músico e bailarino brasiliense de 26 anos, que regravou a canção num ritmo afro-jamaicano chamado DanceHall. (Assista o clipe abaixo)

Presente

Além do elogio, Fiákra recebeu “um presente” da família de Antônio Barros – que é autor de grandes sucessos como “Procurando Tu” (gravado pelo Trio Nordestino), “Por Debaixo dos Pano” (gravado por Ney Matogrosso) e “Estopim da Bomba” ( gravado por Sônia Braga, tema da novela Saramandaia ) e da mulher dele, Cecéu, autora de “Bate Coração” (gravado por Elba Ramalho).

A família Barros permitiu que Fiákra grave a canção “Homem com H” no seu CD e prometeu novas parcerias com o cantor brasiliense. (veja abaixo)

Lúcido, feliz e cheio de histórias

Em entrevista ao SóNotíciaBoa por telefone, Antonio Barros, hoje com 87 anos, revelou que a inspiração da música “Homem com H” veio quando ele assistia à novela O Bem Amado, em 1973.

“Era numa conversa entre os personagens Odorico Paraguaçu, Zeca Diabo e Dirceu Borboleta em que um deles disse “Eu sou homem com H, e como sou!”. Aí eu peguei o violão e fiz a música, como qualquer outra”, contou com humildade e alegria o grande compositor.

“É inexplicável. Quando eu faço [música] eu não componho prevendo o que vai acontecer. Eu fico feliz com isso [por um jovem estar regravando]”, afirmou.

“A gente não tem que viver parado no passado. Tem que se adaptar à tecnologia, às mudanças que vão surgindo. O que vale é a mensagem que o artista leva para o povo. A felicidade do autor não tem preço”, disse a filha de Antonio Barros, Mayra, ao SóNotíciaBoa.

Fiákra, tão jovem, ficou emocionado com os elogios que recebeu de Antonio Barros, um dos maiores autores da história do Brasil, com mais de 700 músicas gravadas em 63 anos de carreira.

“Nossa, eu fiquei muito feliz quando o Antonio Barros entrou em contato comigo. Ele adorou o meu trabalho, assim como a esposa dele, Cecéu, que ofereceu músicas do seu repertório, de criação deles, para eu gravar no meu CD”, comemorou.

Antônio Barros, Mayra e Cecéu - Foto: arquivo pessoal

Antônio Barros, Mayra e Cecéu/2015-Brasília – Foto: arquivo pessoal

O clipe

Além do novo arranjo de Homem com H, o clipe de Fiákra também impressiona.

O vídeo foi gravado em Brasília, em um local de ruínas, abandonado, perto de uma ferrovia.

O cantor escolheu minorias, entre elas Kira El Mahaila, que é mulher trans, para o corpo de bailarinos.

A coreografia de Hudson Olivier ganhou destaque na gravação feita em 5K pela Noise Filmes e na direção/edição – de Izaque Cavalcante , que usa slows pontuais e pausas curtas para valorizar a marcação da música e os movimentos da dança.

Usando barba, chapéu preto, bota e salto alto, Fiákra transita entre o másculo, o andrógeno e o sensual.

Fiákra - Foto: reprodução / Youtube

Fiákra – Foto: reprodução / Youtube

Fiákra - Foto: reprodução / Youtube

Fiákra – Foto: reprodução / Youtube

Perfil

O nome dele é Filipe.

Fiákra, o nome artístico que adotou, vem da língua irlandesa e representa conhecimentos ocultos, valiosos, que dão medo por estarem encobertos, mas que libertam quando chegam à luz.

Hoje o jovem, que fez canto, dança e teatro, faz arranjos, montagens de músicas, produção musical e é professor de danças urbanas em uma academia da Asa Norte, em Brasília.

Antes da carreira solo, ele foi líder da banda Ménage.

Fiákra conta que seu primeiro contato com a arte foi na igreja, por influência dos pais, que também são músicos e nasceram em Brasília.

Os avós do cantor são nordestinos que vieram para ajudar a construir a capital da república na década de 50.

Novo CD

Embalado pelo sucesso do clipe “Homem com H”, Fiákra está terminando seu CD.

“O EP que estou gravando terá composições de Antônio Barros e Cecéu, além de músicas autorais minhas”, revelou ao SóNotíciaBoa.

O lançamento já tem data marcada: 21 de junho e até agora é um trabalho independente.

Assista ao clipe de “Homem com H”, de Fiákra:

Youtube tumbnail video

Relembre a versão de “Homem com H” de Ney Matogrosso

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa