Como emagrecer: ela perdeu 60 kg sem cirurgia e sem hot dog

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Como emagrecer: ela perdeu 60 kg sem cirurgia e sem hot dog

Flavia Zonaro decidiu emagrecer depois que chegou aos 140kg em 2012, após um divórcio, perder a mãe e trocar de trabalho.

Ela conseguiu perder 60 Kg – baixou para 80 kg – sem fazer cirurgia e sem deixar de comer, porque é culinarista, apaixonada por pratos gostosos. Hoje ela usa essa experiência positiva para ajudar pessoas que querem enfrentar a obesidade.

“Quando resolvi emagrecer não imaginei em que ponto chegaria. Comecei a cortar bobagens, sanduíches, cachorro quente, pizza, chocolate, e alguns quilos foram embora, mas percebi que sem ajuda não conseguiria seguir”, conta Flávia.

Moradora de São Paulo, ela diz que recusou indicações médicas para fazer a cirurgia bariátrica e que também se recusou a tomar remédios. “Não gosto de remédios”.

Nutricionista

A mudança começou quando ela procurou um nutricionista: “Rodolfo Peres, nutricionista fenomenal que mudou minha vida”, agradece.

“Exames médicos feitos, comecei uma dieta em que a ideia era controlar açúcares e comer proteína em todas as refeições. Além disso musculação!”, diz.

“Dia a dia fui aprendendo a lidar melhor com os alimentos, a escolher ingredientes para receitas, a respeitar o que o nutricionista prescrevia sem ficar perguntando muito o porque, simplesmente gastava minha energia tentando fazer pratos diferentes com os mesmos ingredientes, tudo para não enjoar e conseguir manter tudo como eu deveria.

Um ano e 4 meses depois, “venci a barreira dos 80 kg com 15.4 % de gordura no corpo.

Engordou de novo

Quando tudo ia bem, Flávia teve uma embolia pulmonar provocada por uso de anticoncepcional e teve que ser internada.

Ficou 4 dias na UTI para recuperar os pulmões de “vários infartinhos”, como ela diz.

A dieta diferente, a ansiedade saindo do controle e crescendo e a proibição de treinos fizeram Flávia voltar a engordar. Bateu nos 92 kg.

“Passei dos 20% de gordura, o nutricionista nem quis medir o prejuízo para que eu não aumentasse a ansiedade por causa de números maiores. Ele me lembrou que estou viva e que isso era o importante, agora juntos iríamos fazer meu metabolismo melhorar novamente”.

Levou um ano esse processo e Flávia melhorou lentamente.

“Tive que trabalhar muito a mente para não desanimar com as dificuldades e encarar de frente a minha ansiedade para que ela não me atrapalhasse gerando estresse, cansaço, desanimo.

A virada

Dois anos após deixar o hospital, o corpo de Flávia começa a responder aos treinos e a dieta.

“Paciência, determinação e disciplina foram e ainda são os meus pilares para continuar caminhando. Mas o grande segredo foi criar e desenvolver a consciência de que o caminho é maravilhoso e quando nos divertimos até com os problemas e o erros tornamos nossos momentos de vitória ainda melhores”, lembra.

Hoje, com 39 anos, e pouco mais de 80 kg novamente, ela diz que é “A mesma Flávia Zonaro, amante da culinária que dia a dia aprendeu a não esconder e reclamar de sua mente gorda, comecei a me divertir com ela, mas sempre comigo no comando!

Fotos: arquivo pessoal

Fotos: arquivo pessoal

Ensinar a emagrecer

Flávia criou um canal no Youtube que dá dicas de profissionais e receitas para uma vida mais saudável.

Ela também é coautora do livro Santa Proteína, com Rodolfo Peres – pela Editora Phorte -.e continua apaixonada pela química dos temperos e sabores.

Assista a história de Flávia, contada por ela mesma:

https://youtu.be/I8S3evgbjhM

Serviço

Canal no Youtube
FanPage no Facebook
Site de Flávia Zonaro

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa