PM que salvou 20 em incêndio também já foi salvo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para PM que salvou 20 em incêndio também já foi salvo
Cabo PM Heitor Theodoro - Foto: reprodução - Minervino Jr/ CB /DAPress

O cabo da PM que foi considerado herói por salvar 20 pessoas que dormiam durante um incêndio em um prédio nesta semana, em Samambaia, Distrito Federal, também já foi salvo.

Heitor Theodoro da Silva, 34 anos, contou que está vivo hoje graças a companheiros de profissão.

Quando trabalhava na Fundação Casa, antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), em São Paulo, esteve em uma rebelião de internos que queriam usá-lo como refém para negociar suas demandas.

Preso na ala da coordenação, ele viveu momentos de tensão, sem saber se sobreviveria.

“É muito angustiante. Trabalhei por sete anos na Febem e já vi situações de todo o tipo. Já resgatei vigilantes furados, sangrando após ação dos internos e também já fui salvo”, contou ao Correio Braziliense.

O amor pela profissão surgiu ainda na infância, quando Theodoro era escoteiro. Sempre em estado de alerta e na busca por ajudar o próximo, ele decidiu seguir a carreira de policial militar.

Reecontro com as vítimas 

24 horas depois do incidente, o cabo se reencontrou com as famílias que ajudou. Um momento de emoção.

“Não tem dinheiro que pague”, disse, emocionado.

Questionado sobre a grandiosidade do ato, o policial afirmou que só fez o que era certo: “A vida é um eterno retorno. Gentileza gera gentileza. Na minha profissão, sempre busquei ajudar ao próximo”.

Ao assistir novamente ao vídeo do resgate, Theodoro contou que se sente anestesiado. Às vezes, até duvida que é ele mesmo quem aparece nas imagens.

O cabo não imaginava a proporção que o salvamento atingiria e sequer imaginava que estava sendo filmado.

“Antes da farda, é o homem que está aqui. Atrás disso tudo, vive um ser humano como outro qualquer. Tenho em mim um sentimento de dever cumprido”, pondera.

Ele lembrou que embora tenha entrado sozinho no prédio, teve a ajuda dos companheiros da corporação, que, do lado de fora, ajudavam a conter os ânimos das vítimas e a instruí-las durante o incêndio.

“A ação policial não é só minha. Outros policias também fazem esse trabalho. A população precisa ter a Polícia Militar como amiga, porque em todos os lugares existem bons e maus profissionais, mas o bem sempre vai sobressair”, finalizou.

Reveja como o PM agiu durante o incêndio:

https://youtu.be/iFLIZlCM1Rc

Com informações do CorreioBraziliense