Dispositivo purifica o ar e produz energia limpa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dispositivo purifica o ar e produz energia limpa
Foto: Pixabay|Foto: Pixabay

Pesquisadores belgas desenvolveram um dispositivo que purifica o ar e vai além.

Ele também gera energia limpa!

Os cientistas conseguiram desenvolver um pequeno dispositivo que, na presença de luz solar, consegue converter os compostos de ar poluído em gás hidrogênio, uma fonte de energia promissora.

O estudo foi publicado na revista científica ChemSusChem.

Dispositivo

Ele é composto por duas câmaras separadas por uma membrana de nanomateriais específicos responsáveis por toda a “mágica”: uma câmara limpa o ar e a outra gera o gás hidrogênio.

No passado, esses materiais era utilizados para extrair hidrogênio da água, mas os pesquisadores descobriram que o processo também era possível – e ainda mais eficiente – com ar poluído.

“O gás hidrogênio pode ser armazenado e usado mais tarde como combustível, como já está sendo feito em alguns ônibus”, explica o professor Sammy Verbruggen, principal autor do estudo.

Próxima fase

Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando em uma escala de apenas alguns centímetros quadrados.

“Numa fase posterior, gostaríamos de ampliar nossa tecnologia para tornar o processo aplicável industrialmente”, diz Verbruggen.

Eles também estão dedicados à melhoria dos materiais para que possam usar luz solar de forma mais eficiente para desencadear as reações.

Com o experimento, nasce uma esperança pra evitar que todos os anos, o ar poluído mate mais de cinco milhões de pessoas no mundo inteiro.

Com informações da Superinteressante