Brasil libera vacina contra gripe para toda população

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasil libera vacina contra gripe para toda população
Vacina contra a gripe - Foto: divulgação

Você já tomou a vacina contra a gripe? Então a hora é essa! A partir de segunda-feira a vacina estará disponível de graça, para toda a população, até terminar o estoque.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

A medida foi tomada porque, mesmo com a prorrogação da campanha de vacinação, ainda sobraram 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas.

A meta do governo era imunizar 54 milhões de pessoas, que representam 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Mas, até o momento, somente 41,3 milhões  ou 76,7% do público-alvo foram vacinados.

“Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Mas o ministro ressaltou que a liberação só vale para este ano.

Até agora só podiam se vacinar na rede pública pessoas do chamado grupo de risco: idosos, professores,gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.

Com informações da AgênciaBrasil