A Mövenpick, conhecida pelos sorvetes deliciosos, vai expandir para o mundo dos vinhos.
No mercado desde 1948, a marca vai levar seu know how para boutiques-adegas requintadas de vinhos.
Cellier, uma pequena vila do estado de Fribourg, acaba de receber a mais nova filial da boutique de vinhos da Mönvepick.
À frente deste grande investimento está Stefan Flückiger, 33 anos, formado pela Escola Hoteleira de Genève e Dominik Brändli, que é responsável pela Mövenpick na Suíça francesa.
A ideia é dar consultoria em atendimento e aconselhamento competente e personalizado em duas línguas: francês e alemão.
A boutique conta com mais mil vinhos de variedade mundial com degustações diárias gratuitas, serviço de transporte personalizado pra funcionários e clientes, seminários regulares de enologia, eventos e áreas turísticas.
Na Mövenpick Cellier é possível encontrar uma seleção de pequenas e grandes garrafas, de vinhos de diversas regiões, ideal para uma ou várias pessoas.
Tem também uma sala climatizada com mais de 150 vinhos premium.
Stefan Flückige e Dominik Brändli da Mövenpick na Suíça francesa Foto: Ninna Crot
Apostando em novos sabores
Os especialistas Mövenpick buscam vinhos de novas regiões vinícolas para apresentar aos seus clientes.
A oferta fica para o público varejista e profissionais da restauração.
Seminários de enologia em todas as principais regiões vinícolas são regularmente oferecidos em cooperação com a Academia do Vinho.
Além disso, a Mövenpick Vins é a representante exclusiva na Suíça e tem uma série de excelentes produtores incluindo a própria Suíça.
A safra vem das Américas do Sul e Norte, Austrália, África do Sul, França, Áustria, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Hungria, e Líbano.
Segundo Ueli Prager, o fundador da Mövenpick, o segredo do negócio é bem simples: “Nós não fazemos nada de extraordinário. Somos bem sucedidos, porque fazemos as coisas muito normais de uma forma extraordinária.”
Foto: Ninna Crot
Foto: Ninna Crot
Amantes de vinho
Tudo isso pode ser degustado e está disponível on-line.
Na Suíça cada vez mais boutiques-adegas de luxo Mövenpick são criadas.
Segundo a filosofia da Mövenpick Vin, o objetivo não é só vender vinhos mas, também, introduzir a cultura do vinho e satisfazer o paladar dos amantes de vinhos.
As boutiques-adegas Mövenpick têm uma gama muito ampla, incluindo mais de 1.200 vinhos diferentes de raridades internacionais com preços que variam de 20 francos a 7 mil francos, ou seja, entre 60 reais e 26 mil reais.
No topo do ranking
Com aproximadamente 7,8 milhões de habitantes, a Suíça ocupa o 25° lugar na produção mundial de vinhos e figura no grupo dos 20 maiores fabricantes desta nobre bebida.
Possui 26 cantões (estados), como são chamadas as regiões suíças compostas de partes francófonas (Berna, Valais e Friburgo).
Valais, região de destaque por ser uma das que produzem vinhos da melhor qualidade e maior identidade.
Tem cerca de 5.259 hectares de vinhas plantadas pelos Alpes, em locais de clima ameno e é responsável por 40% da produção, insuficiente para atender ao mercado interno que importa 60% de seu consumo.
A Suíça produz, hoje, mais vinhos tintos (55%) do que brancos (45%).
A produção anual ultrapassa 1,2 milhão de hectolitros, dos quais pouco menos de 1% é exportado.
O restante, o próprio país se encarrega de consumir, ou seja, cada habitante “degusta” em torno de 40 litros e a preferência fica para o vinho tinto, o mais apreciado.
Cercada pelos mais destacados e tradicionais países produtores, a Suíça acaba não gerando tanto vinho quanto a sua latitude poderia sugerir, pois boa parte do país é alta demais e, portanto, muito fria, fator que impede o desenvolvimento satisfatório das videiras para efeito de produção em larga escala.
Por Ninna Crot, da Suíça para o SoNotíciaBoa