Uber do ônibus com passagem 50% menor: começa em julho

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Uber do ônibus com passagem 50% menor: começa em julho
Foto: Pixabay

Vem aí o “Uber do ônibus”, que promete conforto e preços até 50% menores que a concorrência.

O nome da plataforma desenvolvida em Belo Horizonte é Buser. Ela pretende atender o mercado das viagens intermunicipais e interestaduais.

“Se uma pessoa freta um ônibus para determinada cidade, o valor unitário fica menor. O que estamos fazendo é isso. Temos empresas parceiras de fretamento de ônibus e conectamos pessoas que querem ir para o mesmo destino”, disse o sócio da Buser, Marcelo Vasconcellos.

A empresa começará a operar em julho em Minas Gerais e depois deverá chegar a São Paulo e Rio de Janeiro, partindo de Belo Horizonte.

No futuro, a empresa deve realizar viagens entre São Paulo e Curitiba e São Paulo e Rio de Janeiro, com ônibus executivos e semi-leitos.

As duas primeiras viagens sairão no dia 7 de julho da capital mineira com destino a Ipatinga e Viçosa.

Polêmica

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado (DEER/MG) divulgou em nota que as empresas que fazem “o transporte remunerado de pessoas” devem seguir a legislação e que viagens com ônibus fretados precisam apresentar uma lista com o nome dos passageiros fechada, com antecedência de 12 horas da viagem.

Vasconcellos afirma que a empresa seguirá essa legislação. “Estamos dentro do marco regulatório. As empresas parceiras que farão as viagens são licenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo DEER”, diz.

Responsável pelas viagens interestaduais, a ANTT informa que “para prestar serviço de transporte interestadual de passageiros a empresa deverá estar autorizada por essa agência, após cumprir as exigências contidas na legislação”.

O presidente da Confederação Nacional dos Usuários de Transportes (Conut), José Felinto, diz que a proposta gera desconfiança. “Empresa de fretamento não pode ter linha regular, são coisas diferentes”, adverte.

Em seu site, a Buser divulga que cobrará R$ 69,90 o trecho Curitiba a São Paulo. Para Felinto, esse valor pode configurar concorrência predatória.

“Temos que ver a planilha de custo da empresa, mas é difícil imaginar que com esse custo, a empresa conseguirá um lucro acima de 5%”, avalia. “Se for seguro, pode ser bom para o usuário pelo desconto e pelo conforto”, pondera Felinto.

Cadastro

A Buser está cadastrando no site buser.com.br para os interessados em fazer viagens pela empresa. Para cadastrar-se é necessário informar o e-mail.

O aplicativo para smartphones da Buser, que irá rodar em Android e iOS, será lançado no próximo mês.

Por enquanto, a plataforma de viagens de ônibus está disponível para contato no próprio site e na página do Facebook.

Com informações de OTempo