Santos terá 1ª escola pública para surfistas especiais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Santos terá 1ª escola pública para surfistas especiais
Santos / Estátua do pioneiro do surfe

Santos, no litoral sul de São Paulo, sai na frente e será a primeira cidade do Brasil a ter uma escola pública de surfe para pessoas com necessidades especiais.

A novidade foi anunciada na celebração dos 26 anos da Escola Radical, no Posto 2 (praia da Pompeia), no último fim de semana.

Ele deverá ser inaugurada em 2018.

Prancha multifuncional

O projeto ‘Sonhando sobre as Ondas’, com apoio do Rotary Club Santos-Praia, quer proporcionar a emoção de surfar e a possibilidade de evolução para pessoas com deficiência – é isso que , vem fazendo por meio da prancha multifuncional.

O equipamento permite uma adequação para diferentes tipos de patologias, oferecendo ainda mais segurança e uma melhor acomodação.

Desenvolvida pelo professor Cisco Araña, a prancha é baseada na experiência de alunos com diferentes deficiências (cegueira, paralisias, déficit de atenção, Down e autismo).

Escola atual

Criada em 1991, a Escola Radical de Surfe, da Secretaria Municipal de Esportes (Semes) – em parceria com a Sthill, atende cerca de 2 mil pessoas por ano, entre alunos, projetos e parcerias, seja no surfe ou no bodyboard.

Desde que foi criada, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo local. São 294 alunos nas aulas de surfe e bodyboard atualmente.

São atendidos 88 alunos, sempre em turmas de cinco, que recebem toda a atenção individual de três a cinco pessoas, entre professores e voluntários.

Surfista cego

Primeiro surfista cego do Brasil, Valdemir Pereira, 48 – o Val, começou na Escola Radical há 20 anos.

“O trabalho aqui é excelente e fundamental. Os deficientes visuais não tem muitas opções no esporte, sabemos que aqui o artigo 5º da Constituição está sendo cumprido, com igualdade e oportunidade para todos”.

Com informações do ATribuna