Vídeo do Papa, Dalai Lama e rabinos pede que fiéis sejam amigos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vídeo do Papa, Dalai Lama e rabinos pede que fiéis sejam amigos
Foto: reprodução / Youtube

Nada de guerra santa, ou intolerância religiosa. Os maiores líderes religiosos fizeram um grande pedido de paz, para que os fiéis sejam amigos.

Eles querem que as pessoas de religiões diferentes se unam para diminuírem seus conflitos e promoverem a compreensão mútua.

O pedido, gravado em vídeo, foi feito pelo líder católico Papa Francisco, pelo líder budista Dalai Lama, o Grande Mufti do Egito, Amin al-Husayni, o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby e os rabinos chefes de Israel, David Lau e Jonathan Sacks. (assista abaixo)

A gravação, feita em parceria com o Twitter, foi postada na semana passada em 16 idiomas diferentes.

A iniciativa organizada pelo Instituto Inter-religioso Elijah, baseado no slogan “Make Friends” (Faça Amigos), procura “reduzir a tensão social em todo o mundo, estimulando o contato interpessoal entre pessoas de diferentes credos”, segundo um comunicado do instituto.

Faça amigos

“Nosso conselho é que você faça amigos entre seguidores de todas as religiões”, disse o clérigo muçulmano aiatolá Sayyid Fadhel Al-Milani, enquanto o papa Francisco e o rabino Abraham Skorka reforçam que suas experiências inter-religiosas têm sido enriquecedoras.

O Arcebispo da Cantuária, que é líder espiritual da Igreja Anglicana, argumenta que as amizades através da fé são a chave para lidar com as diferenças.

“Nós não lidamos com as diferenças quando fingimos que ela não existe. Nós lidamos com as diferenças construindo relacionamentos”, afirmou Justin Welby.

Já o líder budista, Dalai Lama, diz que “podemos entrar em um nível mais profundo dessa experiência” por meio de contatos pessoais e amizades.

“Quando líderes mais importantes do mundo fazem um apelo à amizade, eles estão, de fato, mostrando uma maneira de praticar a religião sem rejeitar a outra”, avaliou o rabino Dr. Alon Goshen-Gottstein, diretor do Instituto Elijah.

O engano do ecumenismo

Embora muitos líderes religiosos sejam entusiastas do ecumenismo, a Bíblia mostra que não defende a unidade entre diferentes crenças ou religiões, mas ensina sobre a unidade que existe entre os que têm o mesmo fundamento de fé.

Assista a declaração dos líderes religiosos (com legenda em português):

Youtube tumbnail video

Com informações da FastNews