Vacina contra HPV evita câncer de garganta. Chega a meninos de 11 anos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vacina contra HPV evita câncer de garganta. Chega a meninos de 11 anos
Foto: Pixabay|

Duas boas notícias sobre o HPV: a primeira é que meninos brasileiros de 11 a 15 anos incompletos agora poderão tomar a vacina contra o vírus.

A segunda é uma pesquisa americana que comprovou: essa vacina evita câncer de garanta e de boca, entre outros. (Assista entrevista abaixo)

Vacinação ampliada

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para vacinação gratuita conta HPV para rapazes.

A imunização, que antes ia de 12 a 13 anos, agora irá de 11 até 15 anos em todo o Brasil.

A informação foi anunciada nesta terça, 20.

O aumento na cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino vai incluir um novo grupo equivalente a 3,3 milhões de jovens.

A meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e das 4,3 milhões de meninas entre 9 e 15 anos.

E inclusão dos meninos também vai contribuir para o aumento da proteção de meninas.

“Nós temos que cuidar da imunização das nossas crianças, porque as estatísticas e estudos internacionais demonstram que, de fato, a vacina ajuda a reduzir os casos de câncer [genital] nessas pessoas imunizadas. Então, é mobilizar a sociedade e imunizar as pessoas”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Desde 2014, foram imunizadas 5,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos com as duas doses da vacina contra o vírus HPV. Esse total corresponde a 45,1% do total dessa faixa etária.

Contra câncer de garganta

Já se sabia que a vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Agora foi descoberto que a imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e garganta.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde existe vacinação desde 2006, apontou redução de 88% da infecção oral por HPV.

O oncologista Lucas Santos, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – disse ao SóNotíciaBoa que a pesquisa americana mostra que a vacina tem um benefício a mais, que é diminuir a infeção pelo HPV de infecções orais.

Assista:

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações da AgênciaBrasil e BP