Cientistas fazem teletransporte de fóton para espaço: Star Trek

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas fazem teletransporte de fóton para espaço: Star Trek
Spock/Star Trek - Foto: reprodução

A vida imitando a arte. Lembra do teletransporte dos passageiros de Star Trek, o Jornada das Estrelas, do Spock, em que os tripulantes se desintegravam e apareciam e outro local em segundos?

A ciência abriu caminho para realizar essa façanha. Cientistas chineses conseguiram pela primeira teletransportar algo daqui da Terra e mandar para o espaço.

Eles usaram no experimento o fóton, que é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética.

O fóton estava no deserto de Gobi – na cidade de Ngari, no Tibet – e atingiu a marca dos 500 quilômetros, alcançando o satélite chinês Micius, que percorria a órbita terrestre.

A viagem foi possível porque a partícula não é teletransportada fisicamente. O que viaja é o conteúdo, a informação que o fóton carrega.

Com o teletransporte, todas as suas propriedades são transferidas instantaneamente – graças a uma técnica complexa, chamada “entrelaçamento quântico”.

Como

O fóton aqui da Terra se comunica com outro, presente no satélite, que foi gerado ao mesmo tempo.

Diz-se que esses fótons gêmeos compartilham o mesmo estado quântico: qualquer mudança que acontecer para um deles, alterará o outro – não importa a distância que os separe.

A informação trocada pela dupla é capaz de gerar uma terceira partícula, que nasce no espaço por ter recebido o conteúdo enviado da Terra.

Com o download completo, o novo fóton vira uma cópia idêntica do original, que já não existe mais.

“O teletransporte em escala espacial é possível, e espera-se que seja determinante para o futuro da internet quântica”, explicam os pesquisadores no estudo.

A primeira experiência de sucesso fora do laboratório aconteceu no ano passado, mas o teletransporte se limitava à marca dos 100 quilômetros. Agora chegou a 500 quilômetros.

Veja o novo estudo aqui

Relembre o teletransporte de Star Trek:

Youtube tumbnail video

Com informações do TheGuardian e da Super