Japão cria picolé que não derrete: produto natural

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Japão cria picolé que não derrete: produto natural
Sorvete que não derrete: Foto: Reprodução/Twitter

Criado o sorvete que demora 5 minutos para derreter, para alívio principalmente das crianças que vivem se melando e muitas vezes perdem o doce, que fica mole e cai no chão.

O novo picolé, fabricado pela Biotherapy Development Research Center, está sendo vendido com sucesso em uma sorveteria em Kanazawa, no Japão.

A loja, no distrito de Higashi-Chaya, se transformou num ponto turístico por oferecer sorvetes que não derretem, informou o jornal “Asahi Shimbun”.

Aguentam 5 minutos

O presidente da empresa, Takeshi Toyoda, garante que os picolés “se mantêm quase inalterados mesmo se expostos a um secador de cabelo”.

A reportagem do jornal fez o teste.

Enquanto um picolé de baunilha normal começou a derreter quase imediatamente após ser exposto ao calor do secador, o sorvete da Kanazawa Ice se manteve inalterado por cinco minutos.

Segredo

O segredo está num polifenol líquido extraído de morangos, explicou Tomihisa Ota, professor da Universidade Kanazawa que desenvolveu os picolés que não derretem.

“O polifenol líquido tem propriedades que tornam difícil que a água e o óleo se separem, então o picolé se torna capaz de reter o formato original por um período maior que o usual e fica mais difícil de derreter”, afirmou Ota.

Descoberta

A descoberta aconteceu por acaso.

A Biotherapy Development Research Center pediu que um confeiteiro testasse o uso do polifenol de morangos, num esforço para ajudar os produtores da prefeitura de Miyagi após o terremoto de 2011.

No desastre, os fazendeiros locais perderam a produção e, no início da recuperação, os frutos não estavam em condição de serem comercializados. O extrato seria uma solução.

Após os testes, o confeiteiro relatou que não poderia usar o polifenol, porque “o creme solidificava instantaneamente quando o polifenol de morango era adicionado”.

Daí surgiu a ideia de colocá-lo em sorvetes.

Com informações do Asahi Shimbun e PEGN