Canadá virou superpotência em educação. Veja como

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Canadá virou superpotência em educação. Veja como
Foto: Reuters

O Canadá chama a atenção do mundo pela evolução na educação. Está entre os dez melhores países do mundo em matemática, ciências e interpretação de texto.

É o que mostra  a mais recente rodada de exames do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade que reúne países desenvolvidos).

As provas são o maior estudo internacional de desempenho escolar . Elas mostram que os jovens do Canadá estão entre os mais bem educados do mundo.

A frente de países vizinhos como Estados Unidos e de países europeus como o Reino Unido e a França, o Canadá também tem a maior proporção de adultos em idade produtiva com educação superior – 55%, em comparação com uma média de 35% de países da OCDE.

E no Canadá tem mais de um terço dos jovens imigrantes – ambos os pais oriundos de outro país – que e integram rapidamente para ter o mesmo desempenho de seus colegas de classe.

Como 

Andreas Schleicher, o diretor de educação da OCDE, diz a característica que une os diversos sistemas educacionais do país é a igualdade.

Apesar de diversas diferenças nas políticas educacionais o destaque é o comprometimento em oferecer igualdade de oportunidades na escola.

Schleicher diz que existe um forte senso de equilíbrio e igualdade de acesso – o que pode ser observado na alta performance acadêmica de filhos de imigrantes.

Até três anos depois de chegar ao país, os alunos imigrantes alcançam notas tão altas quanto as de seus colegas.

Isso torna o Canadá um dos poucos países em que crianças imigrantes atingem um patamar similar aos das não-imigrantes.

Professores

Outra característica é que os professores são muito bem pagos em comparação com os padrões internacionais – e o ingresso na profissão é altamente seletivo.

David Booth, professor do Instituto para Estudos em Educação da Universidade de Toronto, destaca um forte investimento de base em alfabetização.

John Jerrim, do Instituto UCL de Educação de Londres, diz que o ótimo desempenho do Canadá nos rankings internacionais reflete a homogeneidade socioeconômica do país.

Quando o último ranking da OCDE é analisado em detalhe, os resultados regionais do Canadá são ainda mais impressionantes.

Se as províncias se inscrevessem no teste como países separados, três delas (Alberta, Quebec e British Columbia) estariam entre os cinco primeiros lugares em ciências, junto com Cingapura e Japão e à frente de lugares como Finlândia e Hong Kong.

Com informações da BBC