Trabalhar em casa: 7 passos para produzir e ser feliz

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Trabalhar em casa: 7 passos para produzir e ser feliz
Foto: Pixabay

Em tempos de mudanças trabalhistas, PJs (pessoas jurídicas), terceirizações e vagas em baixa no mercado,  trabalhar em casa – o chamado Home office – tem virado a saída para muita gente.

Só que essa alternativa que permite ficar livre da pressão dos chefes, das fofocas de corredor, do estacionamento sem vagas e da alimentação da rua, exige disciplina e responsabilidade.

Você precisa se sentir auto-motivado e ser altamente organizado. Estudos mostram que aqueles que trabalham em casa podem ser mais produtivos do que seus colegas de trabalho em escritórios.

Veja 7 passos para ser feliz trabalhando em casa:

1. Crie seu escritório
Se você tiver como escolher, monte seu escritório em algum lugar fora do seu quarto. Uma sala exclusiva que pode atuar como seu escritório em casa é ideal. Um canto ou a separação com um grande armário geralmente ajuda a dar o truque.

2. Configure seu despetador
Quando você trabalha em casa, é tentador dormir até tarde e depois trabalhar mais. Este não é o caminho para a produtividade. Nossos cérebros gostam de regularidade, então configure seu despertador para levantar-se no mesmo horário todos os dias (de preferência cedo). Faça um bom exercício ou meditação, e comece o dia com entusiasmo. Você pode até querer dar um passeio pela quadra antes de começar a trabalhar, não só para o exercício, mas também para criar uma demarcação mental entre sua casa e a vida profissional.

3. Arrume a cama
Este ato simples pode se correlacionar com a felicidade e faz você começar seu dia com o pé direito. É importante manter sua casa arrumada e pelo menos um pouco organizada se você estiver trabalhando lá.

4. Arrume sua mesa
Se você não mantiver sua mesa organizada, suas coisas de trabalho vão se misturar com as coisas da casa e vice-versa. Invista em um pequeno armário, se você precisar de um. Todo mês, reveja papéis antigos e recicle ou arquive o que não precisa.

5. Tenha intervalos
Pesquisas mostram que durante 90 minutos somos mais produtivos e criativos. Depois disso temos que ter breves intervalos de relaxamento ou exercício. O melhor de estar em casa é a ter a possibilidade de se levantar, esticar, caminhar um pouco – até mesmo tirar uma soneca se precisar. Mas lembre-se o cochilo não passar de 20 minutos. Pra isso, programe o despertador.

6. Planeje o pós expediente
Trabalhar em casa tem grandes benefícios, mas você fica um pouco solitário. Para dar um tempo, você pode acessar as mídias sociais, mas agende um horário no despertador do celular pra fazer isso e digite nele algo como “10:00: 5 minutos de break no Facebook “. Do contrário, você se perderá tempo e produtividade. Se você fizer planos com amigos para um jantar, ou para o fim de semana, você poderá se concentrar melhor no seu trabalho, sabendo que você terá a oportunidade de se socializar mais tarde.

7. Aproveite as vantagens de estar sozinho
Você precisa estar em um lugar feliz o dia todo, então aproveite ao máximo. Sem colegas de trabalho para discutir o seu gosto musical, você pode por músicas, num som ambiente, enquanto trabalha. Já que tem uma cozinha inteira ao seu alcance, economize o dinheiro do fast food  e coma pratos mais saudáveis. Faça saladas rápidas e sanduíches em vez de sair para almoçar fora. E trabalhe de forma confortável, com as roupas que te fizerem sentir melhor, durante todos os dias da semana.

Com informações do GoodNet