Canal brasileiro faz sucesso nos EUA: em português e grátis

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Canal brasileiro faz sucesso nos EUA: em português e grátis
Foto: reprodução / CBTV||

Os Estados Unidos estão com um canal brasileiro, com programação e conteúdo de TV inspirados na nossa cultura.

É o CBTV – Canal Brasil TV – que tem sinal gratuito, é falado em português e já é o mais acessado pela comunidade nos EUA.

A proposta quer preservar a identidade cultural dos Brasileiros que moram em outros países.

A grade tem programas de estilo de vida, dicas de culinária/gastronomia, fitness, assuntos como imigração, como superar a ausência da família, investimento nos EUA e a rotina de quem mora fora do país.

O CBTV pretende ser um elo com a cultura do Brasil.

História

O CBTV foi lançado há pouco mais de dois anos por dois brasileiros.

O projeto idealizado por Cláudio DaCosta e endossado pelo também brasileiro PH Castanheira não previu que o sucesso fosse ser tão instantâneo. (fotos abaixo)

Segundo eles, a oferta do conteúdo nos meios digitais é um dos fatores que pode justificar a grande audiência repentina.

Outra inesperada reação foi a adesão do público brasileiro interessado em informações sobre a vida e os negócios nos Estados Unidos.

“O que buscávamos era apenas preservar a originalidade das nossas raízes estando tão longe de casa. O acesso a conteúdo ligado ao Brasil ainda era bastante complexo e restrito. Então pensamos: por que não criar conteúdo e disponibilizar em um aplicativo próprio e em sistemas de smart TV que favorecesse a vida de quem mora longe de amigos e parentes”, disse Cláudio DaCosta ao SóNotíciaBoa.

Cláudio DaCosta e PH Castanheira - Foto: Rodrigo Lins/SNB

PH Castanheira e Cláudio DaCosta – Foto: Rodrigo Lins/SNB

Expertise importada

Ao decidir imigrar para os Estados Unidos o profissional PH Castanheira importou consigo quase 30 anos de experiência em televisão.

“Acredito que quando a gente faz o que gosta o resultado é sempre positivo. Estou muito feliz com o acolhimento da comunidade ao nosso projeto e à nossa tentativa de preservar nossa identidade e cultura”, disse Castanheira ao SóNotíciaBoa.

Diversos brasileiros colaboram com a programação do canal de TV, desde a estrutura de produção, reportagens até cenografia, edição.

“Buscamos produzir conteúdos cada vez mais sociais e com a pluralidade e engajamento de todos aqueles que de certa forma queiram e possam ajudar. É o brasileiro falando do Brasil. Esta é a grande diferença”, afirma PH.

O canal

A CBTV transmite sinal digital de televisão, com Streaming 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ela pode ser assistida nas plataformas ROKU, APPLE TV 4, AMAZON FIRE TV, GOOGLE CHROMECAST, SAMSUNG, OPERA TV, LG e SONY.

Também é possível assistir à CBTV no celular ou tablet, pelos dispositivos IOS, Android, Windows, XBOX.

Basta digitar CANAL BRAZIL TV ou CBTV e baixar o aplicativo do canal, que é 100% gratuito.

Atualmente, são mais de 250.000 downloads ativos, que geram um público potencial de mais de 500.000 pessoas nos EUA, Brasil e no mundo. Tudo isso graças à ao Streaming.

Foto: reprodução / CBTV

Foto: reprodução / CBTV

Brasileiros pelo mundo

De acordo com dados da Receita Federal, entre 2014 e 2016 foram entregues 55.402 Declarações de Saída Definitiva do País, um crescimento de 81,61% na comparação com o triênio imediatamente anterior.

De 2011 a 2013, período que antecede a crise econômica, 30.506 brasileiros entregaram o mesmo documento. No entanto, especialistas estimam que esse número seja ainda maior, uma vez que nem todos prestam essa informação quando vão embora.

“Este cenário de maior presença de brasileiros fora do Brasil tem nos ajudado a compreender que, de certa forma, estamos todos interessados em nos manter conectados à nossa origem”, analisa Cláudio DaCosta.

Por Rodrigo Lins – Correspondente SNB nos EUA