Saque do PIS PASEP para idosos: veja quando começa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Saque do PIS PASEP para idosos: veja quando começa
Foto: Divulgação

Da mesma forma que fez com as contas inativas do FGTS, o governo vai liberar agora para os idosos o saque do PIS.

O valor total chega a 15,9 bilhões de reais para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos

Os saques devem começar em outubro. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil divulgarão nas próximas semanas o calendário.

O governo pretende com isso injetar mais dinheiro na economia.

A medida vai atingir 8 milhões de pessoas. A maioria tem em torno de R$ 750 para receber na conta do PIS/Pasep.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, explicou que o crédito será feito de forma automática para quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

“Esses recursos virão em boa hora para ajudar esse início de retomada da economia colocando dinheiro para circular, principalmente para pessoas que realmente necessitam”, disse Dyogo Oliveira.

Quem tem direito

O governo enviou nesta quinta-feira uma medida provisória pra reduzir a idade mínima para o saque das cotas do fundo PIS/Pasep, que hoje ocorre aos 70 anos. Cairá para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos para homens.

A medida deverá beneficiar 7,8 milhões de pessoas que estão acima dessa nova faixa etária.

Têm direito ao saque apenas pessoas que contribuíram para o Pasep ou o PIS até 4 de outubro de 1988 e que já não tenham efetuado o resgate total de seus saldos.

Quem começou a contribuir depois dessa data não tem recursos a sacar.

Saque

O crédito será disponibilizado na folha de pagamento ou de forma automática em conta de depósito, conta poupança ou outra forma de pagamento de titularidade para os cotistas.

Na hipótese do crédito automático, segundo a medida provisória, o interessado poderá optar por transferir os recursos a outra instituição financeira de sua escolha em até três meses.

Saldo

A partir de outubro, o contribuinte da iniciativa privada poderá entrar em contato com a Caixa Econômica Federal – responsável pelo PIS – para saber seu saldo.

Já os servidores públicos deverão consultar o Banco do Brasil, responsável por administrar os recursos do Pasep.

O que é PIS PASEP

O PIS/Pasep é um fundo que vem do Programa de Integração Social (PIS), no caso dos trabalhadores do setor privado, e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), de servidores públicos.

Eles foram criados com para integrar o empregado no desenvolvimento das empresas e assegurar ao trabalhador o uso do patrimônio individual, estimular a poupança e corrigir distorções na distribuição de renda.

Com informações da ExameExtra e Portal Brasil.