Dormir bem deixa pessoa positiva e afasta depressão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dormir bem deixa pessoa positiva e afasta depressão
Foto: Pixabay

Sabia que existe relação entre uma noite bem dormida e a positividade? Um estudo norte-americano mostra que pessoas que dormem mal têm mais chances de focar no negativo e de desenvolver depressão.

O professor Ivan Vargas, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA), descobriu que quem não dorme direito perde parte da sua capacidade de ser uma pessoa com mentalidade positiva.

O problema é que a incapacidade de pensar positivamente é um sério sintoma de depressão, que pode ser perigoso se não for resolvido, diz ele. Então procure dormir suas 8 horas diárias!

“Em geral, nós temos uma tendência a notar estímulos positivos em nosso ambiente. Nós tendemos a nos concentrar em coisas positivas mais do que em qualquer outra coisa, mas agora estamos vendo que a privação do sono pode reverter esse viés”, alertou Ivan Vargas.

Testes

Vargas e sua equipe pegaram 40 adultos saudáveis e os distribuíram aleatoriamente em dois grupos. Um deles passou 28 horas consecutivas acordado, enquanto o outro passou por oito horas completas de sono.

Para avaliar como eles prestavam atenção em informações positivas ou negativas, os voluntários foram submetidos a um teste de computador que mede a precisão e tempo de resposta na identificação de rostos felizes, tristes e neutros.

Os que não dormiram mostraram-se menos propensos a se concentrar nos rostos felizes.

Eles não se concentraram mais nos rostos negativos, mas foram menos capazes de identificar os positivos.

Depressão e o sono

De acordo com Vargas, isto tem implicações para as pessoas com depressão.

Existem muitos sintomas de depressão – incluindo sentir-se triste e não conseguir mais apreciar coisas que você normalmente gosta – mas o sono ruim, ou a falta dele,  está associado a um sinal particularmente grave.

“A depressão é tipicamente caracterizada como a tendência de pensar e sentir-se mais negativo ou triste.
Mas, mais do que isso, a depressão está associada a sentir-se menos positivo, menos capaz de se sentir feliz,” disse o pesquisador.

“Da mesma forma, se você não tiver dormido o suficiente, isso reduz sua capacidade de captar as coisas positivas, o que, ao longo do tempo, pode trazer um risco de depressão.”

Com informações  do Diário da Saúde.