Time pobre campeão ganha ajuda do rival e vai aos jogos escolares

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Time pobre campeão ganha ajuda do rival e vai aos jogos escolares
Time do Caiçara - Foto: Divulgação / José Edson Francisco||

O Esporte é muito mais que um simples jogo. Um time de estudantes de basquete deu um show de reconhecimento, humildade e solidariedade.

A final dos Jogos Escolares da Paraíba, em João Pessoa – que dá vaga aos Jogos Escolares da Juventude – foi entre alunos da Escola Municipal João Alves, de Caiçara, formada por meninos pobres de um projeto social da cidade; e o Colégio Motiva, de João Pessoa, que é particular.

O time de Caiçara venceu por 31 a 19 e conquistou a vaga, mas desistiu do título por falta de dinheiro para viajar pra Curitiba, no Paraná. O Motiva foi sagrado campeão, mas inconformados com a injustiça financeira, os pais do time do Motiva se mobilizaram e em pouco mais de 48 horas conseguiram levantar dinheiro necessário para o time rival, o Caiçara, viajar e participar dos jogos escolares!

A informação foi dada ao SóNotíciaBoa por Tárik Pereira, que representa o grupo de pais do colégio Motiva, que arregaçou as mangas e foi à luta.

Ele comemorou a conquista em sua página no Facebook nesta segunda, 4:

“Pessoal, é com MUITA EMOÇÃO E SENTIMENTO DE FELICIDADE que comunicamos que NOSSO OBJETIVO FOI ALCANÇADO !!! Já temos em conta valores suficientes para 12 passagens aéreas João Pessoa/Curitiba/João Pessoa e as despesas de alimentação e hospedagem que não são cobertas pelo Comitê Olímpico Brasileiro”.

“O saldo remanescente ficará em conta corrente para custeio de eventuais despesas do projeto social. Nós, pais e mães basqueteiras do colégio Motiva João Pessoa juntamente com o professor Adriano Lucena e seus atletas bem como o basquete da cidade de Caiçara-PB, agradecemos penhoradamente a todos que contribuíram, do maior ao menor valor, sem distinção. Estamos todos muito comovidos”, concluiu.

Entenda

Na última sexta-feira, o técnico da escola municipal, José Edson Francisco, ligou para Adriano Lucena, técnico do Motiva, e comunicou sua desistência.

Coincidentemente, Adriano estava num jantar com os pais dos atletas do time de basquete. Ele desligou o telefone. Avisou o teor da conversa. E se surpreendeu com a reação. Ninguém queria viajar. Queria, isto sim, viabilizar a viagem de quem realmente merecia.

Adriano ligou de volta para José Edson. E o que este escutou ainda agora lhe impressiona:

“Ele me ligou e disse que o Motiva não viajaria. Para minha surpresa, eles disseram que preferiam fazer uma campanha para que a gente viajasse. Estou emocionado até agora”, disse José Edson ao GloboEsporte.

“Já tínhamos jogado a toalha. Mas aí eles me disseram… Organize o seu time que vocês vão viajar. Para mim, essa é a prova maior de que o esporte é muito mais do que apenas um jogo”.

“Somos de um programa social. São todos de famílias pobres. Não teríamos a menor chance de viajar. E, aí, o time que perdeu da gente resolve nos ajudar”, contou.

Vaquinha

Tarik Pereira, pai de um atleta do Motiva – com apoio dos pais dos outros jogadores – teve a iniciativa de convidar via redes sociais quem pudesse ajudar,

O grupo disponibilizou uma conta do Banco do Brasil e fixou o valor de R$ 6 mil como mínimo para custear sem riscos a viagem de ônibus. Quem quiser ajuda com o que pode.

“O projeto de Caiçara salva vidas e eles iriam desistir da viagem por causa da falta de condições. Isso seria um absurdo. Iniciamos a campanha e ela ganhou o país. Já recebemos dinheiro de todo o Brasil. Entraram depósitos do Rio de Janeiro e de São Paulo que a gente simplesmente não sabe de quem é”, disse Tarik.

Em apenas um dia foram arrecadados mais de quatro mil reais.

E, se de início a ideia era custear a viagem de ônibus, Tarik já vislumbra a possibilidade de conseguir comprar passagens aéreas para todos os nove atletas, o técnico e o assistente técnico.

“É um projeto belíssimo. Caiçara vive em torno deste projeto. É uma luz no fundo do túnel para uma população pobre. E é o esporte que proporciona isso. Não podemos tolher os sonhos desses jovens”. alertou.

Caiçara é um município que tem aproximadamente sete mil habitantes. Fica a 132km de João Pessoa.

Esta será a primeira vez que a cidade vai representar a Paraíba no basquete dos Jogos Escolares da Juventude.

Tarik Pereira com o filho Gabriel Gomes, do Motiva - Foto: Arquivo Pessoal

Tarik Pereira com o filho Gabriel Gomes, do Motiva – Foto: Arquivo Pessoal

Patrocínio furado

O Governo da Paraíba, que tinha prometido financiar as passagens de avião de todas as escolas públicas que se classificassem para os jogos, anunciou poucos dias antes da viagem que pagaria apenas as passagens de ônibus – três dias de viagem da Paraíba até o Paraná. E que os gastos em alimentação nestes seis dias ficariam por conta da equipe

O Comitê Olímpico Brasileiro, responsável por hospedagem, alimentação e deslocamento na capital paranaense, também avisou que só bancaria os gastos das equipes nos três primeiros dias de competição, que corresponde à primeira fase de disputas. E que, a partir daí, só continuaria bancando as despesas dos times classificados para as fases decisivas.

Mas as migalhas públicas não conseguiram impedir o sonho dos jogadores do Caiçara!

Parabéns aos pais do Motiva e a todos que contribuíram!

Com informações do GloboEsporte e SóNotíciaBoa