França envia tropas ao Caribe para ajudar vítimas do furacão

Furacão Irma atinge Fajardo/Porto Rico - Foto: REUTERSFuracão Irma atinge Fajardo/Porto Rico - Foto: REUTERS

Solidariedade após a tragédia. A França anunciou ajuda urgente às vítimas do furacão nas ilhas Saint Martin e Saint Barts, no Caribe.

O governo francês enviou neste domingo milhares de soldados e policiais para retomar a ordem na região.

A área foi duramente castigada pelo Furacão Irma e em seguida enfrentou um novo furacão, o José.

O primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, anunciou o envio de tropas, paraquedistas e outros reforços para ajudar a população caribenha.

Após a passagem do furacão, foram relatadas invasões de várias lojas, aumento de roubos, tiroteios e a prisão da ilha Saint Martin foi destruída. 250 presos escaparam.

Cuba

Em Cuba, o funcionário da Defesa Civil, Gergorio Torre, contou que as autoridades ainda avaliam a extensão do dano na província de Las Tunas e em regiões próximas.

Ele disse que as destruições parecem estar concentradas na infraestrutura de plantações, principalmente de bananas.

A região é uma das mais pobres de Cuba, com população concentrada na área rural.

Custo

O furacão Irma, descrito como uma das tempestades mais poderosas no Atlântico em um século, deve custar pelo menos 4,4 bilhões de euros em Saint Martin e Saint Barthelemy, disse um grupo de resseguros francês no sábado, 9.

A francesa Caisse Centrale de Reassurance, um grupo estatal de resseguros, disse que o Irma será um dos desastres mais devastadores em territórios franceses em décadas.

EUA

Na manhã deste domingo, 10, o furacão Irma atingiu o arquipélago de Florida Keys com ventos de 215 km/h.

Em Miami a orla foi desocupada. Ruas foram inundadas, árvores caíram e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica.

Considerado o mais potente registrado no Atlântico até hoje, o furacao Irma recuperou intensidade, sendo classificado na categoria 4, em uma escala que vai até 5.

Força e proteção a todos! Faça pensamento positivo e mande boas energias para eles!

Com informações da Associated Press e UOL

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.