Hoje é dia mundial sem carro. Topa o desafio?

22 de setembro. Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, uma data criada para estimular a reflexão das pessoas sobre o uso excessivo de automóvel. É um convite em forma de desafio.
A ideia é propor a quem dirige todos os dias que reveja essa dependência do carro, ou moto, durante 24 horas e vá para a escola/trabalho de bike, caminhando, de transporte público – que está longe de ser bom no Brasil – carona, ou outro meio criativo.
A data foi criada para mostrar que há vida além do para-brisa.
O que eu posso fazer?
O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma.
Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, com a sua saúde e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro, sobretudo em situações especiais de mobilidade como melhor idade, gestantes, transporte de crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais, etc.
Até a carona solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, já ajuda bastante.
Se você usa o carro no dia a dia, faça um desafio a si mesmo e descubra se você é capaz de passar um único dia útil no ano longe do seu carro.
Histórico
O Dia Mundial Sem Carro, criado na França, em 1997, foi adotado por vários países europeus já no ano 2000.
Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003.
Até 2006 as atividades eram realizadas principalmente por cicloativistas e participantes da Bicicletada, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Desde 2007 o Movimento Nossa São Paulo entrou na história, com novas atividades e eventos e trazendo mais visibilidade para a data.
Várias outras cidades brasileiras passaram a “comemorar” o Dia Mundial Sem Carro, no mínimo com uma Bicicletada, no dia 22.
Em 2011 algumas cidades programaram eventos para o mês inteiro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.
Com informações do Vá de Bike

Desmatamento no Brasil cai 42% e país puxa queda global
Após 200 anos, nascem primeiros filhotes da arara-vermelha-grande na Mata Atlântica
Energia solar em Itaipu pode reduzir custo da energia elétrica no Brasil
Família brasileira transforma água salgada em potável e negócio cresce
Araras-canindé voltam a voar no Rio após mais de 200 anos
5 maneiras baratas de melhorar o ar da sua casa e evitar doenças
Filha caçula doa medula e salva vida da mãe com leucemia, em SC
Veja como está lindo o cavalo caramelo resgatado das enchentes no RS, há dois anos; vídeo
Filhote de hipopótamo resgatado após morte da mãe se apega a cuidadores; vídeo
Sai ranking dos museus mais visitados do mundo; 4 são brasileiros
Trecho de Ilíada, de Homero, é encontrado em múmia de 1.600 anos, no Egito
Garra de corredor brasileiro com paralisia cerebral emociona as redes; assista