De lavador de pratos a milionário: o refugiado que venceu

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para De lavador de pratos a milionário: o refugiado que venceu
Tashitaa Tufaa - Foto: reprodução / Tigist Geme/Voa||

Tashitaa Tufaa saiu da Etiópia – onde nasceu – e chegou em Minneapolis, EUA, em 1992. Lá começou a lavar pratos no Hilton Hotel.

Na época ele ganhava US $ 5,65 por hora – cerca de R$ 17. Para sobreviver tinha três empregos. Além do hotel, trabalhava como segurança e em uma linha de produção.

Hoje o refugiado é presidente de uma companhia de ônibus bem-sucedida e tem mais de 300 funcionários.

A Rede Metropolitana de Transportes transporta por dia mais de 15 mil crianças para escolas, viagens de campo e outros destinos em Minneapolis e outras cidades de Minnesota.

Mas o caminho para o sucesso não foi fácil. Tufaa diz que a experiência dele mostra que qualquer coisa é possível para quem está disposto a trabalhar duro.

História

Tufaa chegou aos EUA como um refugiado. Ele era professor na Etiópia e também atuava na política.

Após a queda do regime comunista Derg da Etiópia em 1991, ele ajudou na campanha da Frente de Libertação Oromo em sua região nativa de Oromia.

Quando seu partido deixou o governo de transição, depois de perder para a Frente Democrata Revolucionária do Povo Etiópico, Tufaa já não se sentia seguro no país e decidiu sair.

Estudos

Nos EUA, enquanto trabalhava, ele estudava e conseguiu seu mestrado em ciências políticas e relações internacionais da Universidade de Minnesota.

Depois de obter o diploma, ele trabalhou para a Autoridade de Habitação Pública de Minneapolis.

Como o dinheiro não dava para sustentar a família Tufaa começou a trabalhar também à noite e nos finais de semana como motorista, transportando idosos e pessoas com deficiência para o trabalho.

Em seguida trabalhou como motorista de taxi para uma empresa. Quando foi demitido, decidiu trabalhar por conta própria como taxista.

“Para fazer um negócio, você precisa enfrentar um desafio. Você não pode iniciar negócios se houver luxo “, disse Tufaa.

Em 2003 Tufaa e seu irmão começaram a entregar cartas manuscritas em escolas públicas com a minivan  da esposa que transporta crianças sem-teto.

lavador-pratos-empresa

Negócio cresceu

Seu serviço foi classificado como excelente nos distritos das escolas públicas e o negócio cresceu e hoje inclui uma frota de quase 300 ônibus e vans que levam crianças para escolas em todo o estado.

Em 2012, a Tufaa foi nomeado Empreendedor do Ano pela Metropolitan Economic Development Association em Minneapolis.

Desde o início, diz Tufaa, ele priorizou a segurança e a pontualidade das crianças que sua empresa atende.

“Não aceito que meus filhos cheguem na escola um minuto atrasado”, disse ele, que é pai de cinco.

O empresário diz que busca uma relação familiar com os funcionários.

“Mantivemos essa tradição e isso faz com que os motoristas voltem a cada ano. Eu sempre mantenho uma cadeira vazia ao lado da minha mesa para quem quer vir e conversar “.

lavador-de-pratos-funcionarios

Trabalho comunitário

A Tufaa acredita que para as comunidades para serem auto-suficientes é preciso construir e capacitar as pessoas. Ele é ativo na comunidade Oromo local.

O empresário também aconselha e orienta os funcionários interessados em iniciar seu próprio negócio. Desde 2012, três ex-funcionários viraram patrões.

Ensinamento

E o milionário ensina:

“Quando você é uma pessoa livre, você pode fazer qualquer coisa. Então valorize o que você tem, trabalhe duro, e se livre do orgulho errado de que, se você é formado na faculdade não pode trabalhar fora de sua área,  não pode descascar batatas, ou lavar pratos. Trabalho é trabalho. Vá lá e faça o que tiver. Tenha orgulho disso”, disse Tufaa.

“Eu não acredito em desistir”, contou à VoaNews.

Com informações do VoaNews