Chip promete curar ferimentos graves em poucos dias

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chip promete curar ferimentos graves em poucos dias

Uma nova tecnologia promete curar ferimentos e restaurar vasos sanguíneos em poucos dias, inclusive casos com risco de amputação.

A técnica, batizada de Tissue Nanotransfection (TNT), foi publicada em agosto na revista científica Nature por cientistas dos departamentos médico e de engenharia da Universidade de Ohio, nos EUA.

A ideia, segundo os pesquisadores, é que a tecnologia possa ser usada para reparar tecidos doentes, envelhecidos ou fraturas de órgãos, vasos sanguíneos e células nervosas.

Reversão de Parkinson e Alzheimer

A expectativa dos cientistas é que o TNT possa ser aplicável para qualquer tipo de tecido.

O estudo realizado comprovou a eficácia de 98% do método para reparar vasos sanguíneos e células nervosas.

Caso se confirme o sucesso da técnica, doenças cerebrais como Alzheimer e Parkinson poderiam ser revertidas, dizem os cientistas.

Como

A TNT tem basicamente dois componentes principais: o chip, desenvolvido com nanotecnologia onde há determinadas proteínas e códigos genéticos e um pequeno choque (praticamente imperceptível pelo paciente), através do qual a carga biológica aplicada ao chip é capaz de produzir tal conversão celular.

“Os órgãos feridos ou comprometidos podem ser substituídos. Mostramos que a pele é o terreno fértil onde podemos cultivar os elementos de qualquer órgão que está com problemas”, disse Chandan Sen, um dos autores do projeto, em comunicado.

Em termos gerais, a TNT faz o mesmo que a manipulação genética com células-tronco – sem chance de rejeição – e age de modo muito mais rápido, mais barato e menos invasivo. Basta apenas aplicar um nanochip e liberar uma pequena carga elétrica.

“Podemos converter as células da pele em elementos de qualquer órgão com apenas um toque. Esse processo leva menos de um segundo e é não invasivo. O chip não fica em você, mas a reprogramação da célula começa”, explicou Sen.

“Na verdade, ficamos surpresos sobre como isso funcionou tão bem. No laboratório, temos pesquisas em andamento para tentar entender o mecanismo e fazer ainda melhor. Então, este é o começo e mais está por vir”, relatou L. James Lee, um dos autores do estudo.

A previsão é que os testes clínicos em humanos comecem já em 2018.

Com informações do Vix e Nature