EUA criam band-aid que cicatriza 3 x mais rápido: diabetes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para EUA criam band-aid que cicatriza 3 x mais rápido: diabetes
Band-aid inteligente - Foto: reprodução

Cientistas dos EUA criaram um band-aid que poderá facilitar o tratamento de feridas de pele crônicas, como as que têm pacientes com diabetes.

É um curativo inteligente que libera doses precisas de antibióticos, analgésicos ou outros medicamentos e cura o machucado até 3 vezes mais rápido.

A invenção é de pesquisadores da Universidade Harvard Medical School, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Nebraska-Lincoln e foi publicada na revista científica “Advanced Functional Materials”.

Como

Ele é feito de fibras de algodão condutoras revestidas por um gel. A bandagem pode ser controlada à distância a partir de um smartphone ou outro dispositivo.

Ao ativar um microcontrolador, uma pequena tensão elétrica aquece as fibras e o hidrogel da bandagem e, consequentemente, libera o medicamento na pele.

O band-aid é do tamanho de um selo postal e pode acomodar diferentes medicamentos.

Os pesquisadores dizem que o dispositivo é capaz de controlar cada uma de suas fibras e distribuir com precisão a dose dos remédios no tempo predeterminado.

“Essa combinação e controle poderia substancialmente melhorar ou acelerar o processo de cicatrização” afirma Ali Tamayol, professor de engenharia mecânica e de materiais da Universidade de Nebraska-Lincoln.

“Você pode liberar vários medicamentos com diferentes perfis de lançamento. Essa é uma grande vantagem em comparação com outros sistemas.”

Testes

Para testar a eficiência da solução os pesquisadores norte-americanos testaram o band-aid inteligente em em ratos feridos.

Eles conseguiram se recuperar três vezes mais rápido que aqueles que não utilizaram o dispositivo.

Embora os pesquisadores tenham patenteado o projeto, ele ainda precisará passar por mais testes em animais e em humanos antes de entrar no mercado.

Com informações do UOL