Hospital manda pele para queimados da creche de Janaúba, MG

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Hospital manda pele para queimados da creche de Janaúba, MG
Foto: reprodução / OSul

Solidariedade no caso da creche na cidade de Janaúba, em Minas Gerais. O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, vai enviar estoques de pele para ajudar no tratamento de queimadura das crianças vítimas do incêndio criminoso da última quinta-feira, 5.

O crime deixou nove pessoas mortas, incluindo o homem que incendiou o local, o segurança Damião Soares dos Santos, de 50 anos. Entre as vítimas estão sete crianças de 4 anos. 39 alunos e adultos estão internados em hospitais de Janaúba, Belo Horizonte e Montes Claros.

O Coordenador do Banco de Peles da Santa Casa de Porto Alegre, o médico Eduardo Chem, disse que foi procurado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para ajudar.

“A gente encaminha os tecidos [peles] para doação, via Central de Transplantes, e como o Hospital João XXIII, lá de Belo Horizonte, é parceiro nosso, não temos grandes problemas. Existe uma relação muito boa entre nossos hospitais”, explicou o médico cirurgião ao UOL.

O banco tem disponível cerca de 7.500 cm² de pele, quantidade suficiente para atender a até dez crianças.

Como

Ele explica que, depois de doadas, as peles serão utilizadas nos pacientes como um “curativo biológico”, de forma temporária.

“A queimadura do paciente é retirada num procedimento cirúrgico e coberta com esta fina camada de pele. Este curativo fica em média três semanas e depois vai caindo”, diz o médico.

Quanto a uma possível rejeição do organismo durante o tratamento, o cirurgião afirma que a chance é mínima, pois o “curativo biológico” se integra bem às queimaduras.

Doze crianças seguem internadas e passam por tratamento nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.

O Banco de Peles de Porto Alegre é um dos mais antigos do país.

Da unidade saem cerca de 70% dos transplantes de pele feitos no Brasil.

O processo de transplante de pele é feito pelo SUS, depois de solicitado o material pelo hospital.

A pele pode doada da mesma forma que outros órgãos e tecidos, após a morte e autorização da família.

Com informações do UOL