Médico e mãe dançam “Paradinha” antes do parto normal: Assista!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Médico e mãe dançam “Paradinha” antes do parto normal: Assista!
Fotos: reprodução / Facebook - Foto do parto fornecida e autorizada pelo casal

Quem diria que a “Paradinha”, da Anitta, poderia ajudar uma mãe em trabalho de parto?

A dança entre a paciente e o médico obstetra Fernando Guedes da Cunha aconteceu na semana passada em Vitória, no Espírito Santo, e o vídeo viralizou nas redes sociais. (Assista abaixo)

Fernando explicou no Facebook que foi a mãe, Camila Rocha, quem pediu a música, antes de ter o parto normal, humanizado:

“Você chega para trabalhar e sua paciente entra em trabalho de parto! Ela pede a música, inventamos a coreografia na hora, de forma que o exercício ajude ao parto, e o resultado: parto normal lindo, em banqueta de parto humanizado! Parabéns Camila Rocha”, contou.

A foto do nascimento do bebe foi postada neste feriado de 12 de outubro:

“Hoje no dia das crianças venho mostrar a chegada de mais um milagre de Deus na vida desse casal maravilhoso. @camilarochab nossa mamãe da “paradinha” recebe seu filho João Homero de braços aberto, existe cena mais linda? Foto fornecida e autorizada pelo casal”, escreveu ele no Facebook.

O vídeo do médico, cooperado da Unimed Vitóra, já teve mais de 137 mil visualizações e 4,4 mil curtidas.

Faz bem

Fernando Guedes explica porque a dança faz bem para a mulher que está em trabalho de parto:

Youtube tumbnail video

“A dança favorece a verticalização e mobilização da paciente. Em consequência temos uma maior pressão do feto na pelve e com isso podemos contribuir para que haja uma dilatação mais rápida do colo uterino e consequentemente um trabalho de parto mais rápido”, disse em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Mas não é só a questão física. Tem a psicológica também:

“A dança além de promover auxílio no trabalho de parto, ajuda a mãe a relaxar e descontrair o ambiente a todos os presentes. Ajuda a gestante a esquecer o momento de dor”, lembra Fernando Guedes Cunha.

Mas esta não foi a primeira vez que o médico bombou nas redes.

Fernando ficou conhecido em agosto por dançar “Despacito”, com uma outra paciente em trabalho de parto. Mas o médico disse ao SNB que a ideia não foi dele.

“A ideia partiu de uma paciente que viu um vídeo na internet de mulheres grávidas dançando “Despacito” e fez um pedido “desafio” para que eu dançasse com ela”.

“Postamos o primeiro na rede social simplesmente para mostrar que eu havia cumprido o pedido e que gestante consegue dançar no trabalho de parto e se favorecer dessa técnica. Nunca imaginávamos que iria viralizar os vídeos de tal forma.

A criança também nasceu de parto normal, 6 horas depois de a mãe dar entrada no hospital.

O médico contou que gostaria de usar a dança para ajudar mais pacientes, mas não consegue com todas.

“Gostaria de poder usar em todos os lugares que trabalho, mas infelizmente em um plantão de maternidade pública, com somente dois médicos, fazemos cerca de 10/15 partos em 12 horas ! E não conseguimos dar atenção exclusiva a todas”, lamentou.

Assista primeiro ao vídeo mais recente, da “Paradinha”.

Agora o vídeo do “Despacito”

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com FolhaDeVitória