Farmacêutico salva vida de bebê engasgado. Assista!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Farmacêutico salva vida de bebê engasgado. Assista!
Foto: reprodução / Youtube

O homem certo, no lugar certo, na hora certa. O farmacêutico Marcelo Chiesa estava em horário do almoço, mas não saiu da farmácia.

Por sorte ele estava lá quando surgiu uma mãe desesperada, com seu bebê de cinco meses engasgado.

As cenas do salvamento foram gravadas pelas câmeras de segurança. (vídeo abaixo)

“A mãe chegou na farmácia, ela estava com a criança engasgada. Foi tudo muito rápido, eu tentei ajudar e deu certo”, explicou Marcelo, que aparece nas imagens sem jaleco, porque estava fora do horário de serviço.

Mas não foi tão simples assim. Quase dois longos minutos se passam no relógio do vídeo, desde o momento em que ele pega criança no colo, até o momento em que levanta com ela já respirando.

A mãe tinha amamentado cerca de 30 minutos antes e foi às compras. Na loja a criança começou a passar mal e engasgou com o próprio leite.

A técnica

O farmacêutico, trabalha em Campo Grande, Cariacica, no Espírito Santo, usou técnica chamada Manobra de Heimlich.

O método pré-hospitalar para desobstruir as vias aéreas superiores de algum corpo estranho consiste em usar as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma.

Isso comprime os pulmões, faz pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia e induz uma tosse artificial, que faz expelir o objeto.

A manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico norte-americano Henry Heimlich, em 1974.

Não é especialista

Apesar do sucesso, Marcelo diz não é especialista em emergências.

“Esse é um atendimento que foge da minha rotina. Tenho especialidade em farmacologia. Conheço os procedimentos porque aprendi isso na minha graduação e também essas manobras de urgência e emergência foram reforçadas na pós graduação”, conta.

Ele ensina que nessa hora é preciso evitar aglomeração e ficar frio.

“O motivo pediátrico chama mais atenção é o lado emocional, porque a aglomeração de pessoas querendo ajudar às vezes atrapalha. Você tem que ter uma frieza para tentar executar a técnica da melhor forma possível. Isso tem que ser feito em fração de segundos”, explicou Marcelo.

Hospital

Após a criança ter voltado à respiração normal, Marcelo Chiesa a levou para um pronto socorro para verificação de parâmetros clínicos médicos.

“Quando chegamos fomos atendidos rapidamente, com três médicos vindo atender em segundos”, disse.

Veja como foi o salvamento:

Youtube tumbnail video

Com informações do AmoPancas