Pacientes paralisados voltam a se mexer com nova terapia dos EUA

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pacientes paralisados voltam a se mexer com nova terapia dos EUA
Medula espinhal - Foto: Shutterstock

Pacientes que tiveram lesão na espinha e ficaram paralisados começaram a recuperar os movimentos e estão se mexendo novamente.

A boa nova vem do Centro Médico da Universidade Rush, nos EUA, onde está sendo feita uma nova terapia celular.

Quatro, de seis pessoas com lesões paralisantes da medula espinhal tratadas na clínica, recuperaram dois ou mais níveis motores em pelo menos um lado, mostram resultados do estudo divulgado este mês.

Essa taxa de recuperação de 67% é mais que o dobro das observadas em pesquisas anteriores.

Os seis participantes do estudo, que perderam toda a função motora abaixo da localização da lesão da coluna vertebral, receberam uma injeção cirúrgica de 10 milhões de células-tronco, em estudo.

Ele conseguiu

O tratamento celular ajuda a restaurar a conexão do cérebro com os braços, as mãos, os dedos, como aconteceu com Christopher Block:

“Antes da minha injeção de células-tronco, não conseguia mover meu braço esquerdo ou minha mão esquerda”, disse o homem, que foi ferido em um acidente em julho de 2016 que o deixou paralisado do pescoço para baixo.

“E, eu só conseguia levantar meu braço direito até a altura dos meus ombros. Não conseguia vestir minhas roupas nem me alimentar “.

“Recuperar esse sentimento é como renascer”, disse o paciente.

“Após a injeção de células-tronco, finalmente consegui mover meu braço esquerdo novamente. Lentamente, consegui levantar o braço esquerdo até o meu rosto e a cabeça, e finalmente consegui elevar meus braços até a minha cabeça “, disse Block.

“Três meses após a injeção, meus braços ficaram mais fortes e eu me alimentava exclusivamente. Aproximadamente cinco a seis meses após a injeção, consegui vestir minhas próprias roupas – vestir minha parte superior do corpo, tomar minha parte superior do corpo. Eu poderia escovar meu cabelo e meus dentes.

“Não ser capaz de sentir seu peito e a temperatura da água, recuperar esse sentimento é como renascer. É incrível.”

Como

Christopher Block recebeu cirurgicamente uma injeção de 10 milhões de células AST-OPC1 em agosto de 2016.

Essas células injetadas foram derivadas de células-tronco embrionárias humanas.

Elas trabalham apoiando o bom funcionamento das células nervosas, ajudando a restaurar a condutividade dos sinais do cérebro para as extremidades superiores (mãos, braços e dedos) em uma medula espinhal recentemente danificada.

A Asterias Biotherapeutics, a empresa de biotecnologia que fabrica a terapia celular, acompanhou os pacientes durante de 12 meses.

Os resultados do estudo são “muito melhores do que qualquer coisa que já vimos antes”, disse o médico que acompanhou Christopher Block.

“Tendo trabalhado nesta pesquisa há mais de 20 anos, e visto que não tivemos qualquer melhoria significativa antes, esses resultados estão além de tudo o que eu esperaria no estudo”, disse o Dr. Richard G. Fessler, professor em o Departamento de Cirurgia Neurológica no Rush University Medical Center, em Chicago.

Explicação

Fessler é o investigador principal do estudo de células nervosas conhecidas como células-tronco oligodendrocitárias, ou AST-OPC1. Elas podem fazer com que os nervos que funcionam mal funcionem melhor.

O Centro Médico da Universidade Rush, é um dos nove centros no país que atualmente estudam esta nova abordagem para avaliar a segurança e eficácia do tratamento com AST-OPC1.

“Normalmente com uma lesão da medula espinhal, uma pessoa irá melhorar por um mês ou dois, mas é isso. Estamos há 12 meses e continuamos vendo melhorias em pacientes que recebem o tratamento. Isso é muito melhor do que qualquer coisa que já vimos antes “, disse Fessler.

“É uma melhoria significativa para um paciente paralisado no pescoço. O paciente não consegue usar seus braços ou mãos, para poder desempenhar funções normais, como comer, escrever / digitar, todas as coisas que fazemos com as mãos todos os dias “.

“Nossa meta para o estudo, desde o início, foi que aos 12 meses 45/50 por cento dos pacientes estudados recuperariam pelo menos dois níveis motores em pelo menos um lado, e é excitante que essa taxa de recuperação foi ultrapassada”, afirmou. Dr. Edward D. Wirth III, diretor médico-chefe da Asterias.

Outros testes

O estudo, envolve o teste de três doses crescentes de AST-OPC1 em até 35 pacientes com lesão subaguda e neurologicamente completa na medula espinhal cervical, ou seja, a medula espinhal no pescoço (especificamente, os nervos espinhais conhecidos como C4 a C7 ).

Esses indivíduos perderam todas as sensações e movimentos abaixo do local da lesão e têm paralisia severa dos membros superiores e inferiores.

O AST-OPC1 está sendo administrado 21 a 42 dias após a lesão.

Os pacientes estão sendo seguidos por exames neurológicos e procedimentos de imagem para avaliar a segurança e a atividade do tratamento.

Requisitos

Para que esta terapia funcione, a medula espinal deve estar inteira, sem cortes.

A medula espinhal é um grande feixe de nervos de corre do cérebro até as costas e transporta sinais do cérebro para o resto do corpo e do corpo para o cérebro. Ela começa na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento.

Os pacientes devem poder iniciar o tratamento no prazo de 25 dias após sua lesão.

O estudo é financiado pela Asterias Biotherapeutics, que desenvolveu o tratamento AST-OPC1 usado no estudo, e também em parte por uma doação de US $ 14,3 milhões do Instituto da Califórnia para Medicina Regenerativa.

Com informações da NewsWise