Banhistas e bombeiros salvam baleia encalhada em SC. Assista

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Banhistas e bombeiros salvam baleia encalhada em SC. Assista
Foto: PMP-BS/Divulgação

Um grupo de sessenta pessoas, entre banhistas, ativistas, e bombeiros conseguiu salvar uma baleia da espécie jubarte encalhada na praia de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, desde segunda, 16.

Depois de muito esforço, ela foi retirada do local nesta terça-feira, 17.

Conforme o Corpo de Bombeiros, diversos órgãos atuaram na operação de desencalhe, coordenada com o auxílio de um rebocador de navio, para levar o animal da areia até uma região profunda do mar.

“Um cabo de amarra de navio foi levado até a areia e depois foram passadas fitas pelas duas nadadeiras do animal. Na sequência, o cabo foi preso a estas fitas. O rebocador que veio de Itajaí ficou a 300 metros da praia e puxou a baleia por cerca de 200 metros para dentro do mar, até que ela pudesse nadar e as amarras se soltassem naturalmente”, contou o sargento Elmo Jorge Moyses.

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias, o animal tem cerca de 8 metros e 20 toneladas e tem pequenas lesões superficiais e pode estar doente.

Conforme o sargento Moyses, na primeira tentativa de rebocar a baleia, ao ser puxada por 15 metros, ela se virou, a fita se soltou e o mamífero voltou a ficar encalhado.

O trabalho foi retomado quando a maré baixou.

“Quando a maré subia, ela tentava nadar e ao mexer as nadadeiras passava a oferecer risco às pessoas. Em função disso, precisamos aguardar até que ela ficasse encalhada novamente”, explicou Moyses.

Feridos

Duas pessoas ficaram feridas na segunda-feira, ao tentar fazer o desencalhe.

Elas integravam um grupo de 20 voluntários da comunidade que tentava remover a baleia por conta própria.

Um dos feridos teve um corte na cabeça, causado por uma das nadadeiras da baleia. O outro foi atingido na perna pela cauda do animal.

Além do pessoal do PMP-BS e moradores da região, ajudaram no resgate integrantes do Instituto Anjos do Mar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa de Civil, da Polícia Ambiental e da Polícia Militar.

Veja as imagens da baleia encalhada:

Youtube tumbnail video

Agora o momento em que ela foi desencalhada:

https://youtu.be/b3xdTUbXKko

Com informações do G1