Mutirão ajuda baleia encalhada a voltar ao mar em Arraial do Cabo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Mutirão ajuda baleia encalhada a voltar ao mar em Arraial do Cabo
Fotos: reprodução / Facebook / Pref.Arraial do Cabo

Um mutirão de voluntários e representantes de órgãos ambientais ajudou uma baleia Jubarte encalhada, a voltar para o mar.

Ela encalhou na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, na noite de sábado (21) e voltou para o oceano na tarde deste domingo (22).

Um vídeo divulgado pela prefeitura mostra o momento em que a baleia retornou ao mar e a comemoração dos envolvidos no resgate. ( vídeo abaixo)

Durante a madrugada, com a chegada da maré, equipes tentaram deslocar o mamífero.

A ideia era fazer com que a própria água ajudasse no resgate, mas não houve sucesso.

Segundo a gestão municipal, o local foi isolado pela Secretaria de Segurança Pública para facilitar a ação dos socorristas.

Especialistas recomendaram que turistas e moradores evitassem filmagens com flash, sobretudo à noite, para não estressar a baleia.

Participaram da força-tarefa profissionais da prefeitura e da Guarda Marítima Ambiental, além de biólogos da Marinha, da Petrobras e da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Em sua página oficial no Facebook, a Prefeitura de Arraial do Cabo fez transmissões ao vivo da tentativa de resgate com a hashtag de apoio ao socorro da Jubarte: #forçajuju.

Com informações do UOL