Brasília ganha prêmio da Unesco: Rede de Cidades Criativas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasília ganha prêmio da Unesco: Rede de Cidades Criativas
Brasília vista do espaço - Foto: Sergey Ryazanskiy

A capital do Brasil ganhou novo reconhecimento internacional. Brasilia acaba de entrar para a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

O título na categoria de design foi concedido pelo desenho do Plano Piloto, pelo desempenho dos profissionais da região e pelas políticas públicas do Executivo local.

O reconhecimento foi dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta terça-feira (31).

Brasília foi uma das 64 escolhidas (de 44 países) nas sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

No design, foram Brasília e mais oito, entre elas Cidade do Cabo (África do Sul), Cidade do México (México), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Istambul (Turquia).

Com a classificação, Brasília passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, que inclui 180 cidades de 72 países, como Buenos Aires (Argentina) e Xangai (China).

A capital brasileira passa a ter acesso a um intercâmbio de projetos com os outros centros urbanos da área de design.

Também entraram para a rede Paraty (RJ), na categoria gastronomia; e João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas.

Patrimônio Cultural da Humanidade

O reconhecimento vem no mesmo ano em que o Plano Piloto de Brasília completa 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O governador Rodrigo Rollemberg comemorou a conquista. “Vamos aproveitar esse novo título para incrementar ainda mais Brasília como a cidade cultural, criativa, turística”, disse.

“Brasília é fruto da criatividade, da genialidade e da capacidade de liderança de Juscelino Kubitschek, que soube reunir o que havia de melhor no talento brasileiro no urbanismo, na arquitetura e nas artes.”

“Os brasilienses devem se sentir representados com essa vitória”, destacou. disse o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.

Turismo

O Plano Turismo Criativo de Brasília, lançado em novembro de 2016, pretende atrair mais visitantes e fazer com que fiquem por mais tempo na capital.

A ideia é promover a cidade como destino turístico reconhecido pela excelência na qualidade de vida e pelos diferenciais associados à diversidade cultural, criatividade, arquitetura moderna, mobilidade e acessibilidade.

O prêmio

Criada pela Unesco em 2004, a Rede de Cidades Criativas pretende desenvolver a cooperação internacional entre aquelas que enxergam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e o aumento da influência da cultura no mundo.

A cada dois anos são abertas novas candidaturas.

Com informações da AgênciaBrasília