Brasileiro vai liderar pesquisa mundial sobre depressão: venceu reality

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiro vai liderar pesquisa mundial sobre depressão: venceu reality
Foto: Henrique Kanitz

Christian Kieling, professor de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ganhou um reality show e vai liderar um dos maiores estudos sobre depressão do mundo.

Após ficar confinado por 72 horas em hotel em Londres, o time  liderado por ele ganhou uma maratona de cientistas cujo prêmio era o financiamento para pesquisas.

O desafio era criar um projeto de saúde mental proposto pela organização britânica MQ. O prêmio oferecido foi de 1 milhão de libras, cerca de 4,3 milhões de reais.

O pesquisador da UFRGS será um dos responsáveis pelo estudo, ao lado da psiquiatra Valeria Mondelli, do King’s College de Londres.

A pesquisa

O trabalho busca identificar indivíduos em risco de desenvolver depressão na adolescência.

Além de Brasil e Reino Unido, o projeto também coletará informações na Nigéria e no Nepal, por meio de pesquisadores que se juntaram ao grupo durante o encontro na Inglaterra.

“Quando arriscamos, às vezes, corremos o risco de ganhar. Ao nosso lado havia uma mesa com pesquisadores de Harvard, de Yale, e eles ficaram em segundo lugar. Foi como ganhar um ouro olímpico em um esporte no qual o Brasil não tem tradição”, compara Kieling.

Só o braço brasileiro de pesquisa sobre depressão receberá do fundo britânico 10 vezes mais que edital de financiamento do CNPq.

“É impossível manter pesquisadores no Brasil com esses cortes”, aponta o físico da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo Netto, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e considerado um dos cientistas brasileiros mais influentes do mundo pela Fundação Thomson Reuters.

Depressão em adolescentes

Intitulado IDEA, sigla em inglês para Identificando a Depressão Precocemente na Adolescência, o trabalho liderado por Kieling pretende criar uma abordagem individualizada para detectar jovens com risco de desenvolver a doença.

“Em vários estudos já foram testadas estratégias de prevenção universal, por exemplo, com programas dedicados a todos os alunos de uma escola. Infelizmente, os resultados dessas pesquisas mostram que isso não parece ter muito benefício, pois o efeito se dilui”, aponta.

Estudos de prevenção voltados a indivíduos com risco elevado, por outro lado, têm se mostrado mais eficazes.

Seleção 

Jovens serão selecionados para estudo no Brasil, no Reino Unido, na Nigéria e no Nepal.

O novo estudo pretende selecionar inicialmente cem pacientes em Porto Alegre.

Composto por alunos da rede pública, o grupo será dividido em três: jovens com alta probabilidade de desenvolver depressão, um segundo grupo em que as chances são baixas em relação à população em geral e aqueles que já têm a doença.

O acompanhamento inclui exames de neuroimagem e coleta de sangue, para verificar marcadores inflamatórios que estariam relacionados à condição.

Conforme o estudo for avançando, os resultados dos quatro países envolvidos (Brasil, Reino Unido, Nigéria e Nepal) serão comparados para determinar o peso de fatores locais na equação.

Prevista para começar oficialmente em abril de 2018, a pesquisa tem duração inicial de dois anos.

“Queremos entender o fenômeno do surgimento da depressão, ainda no início da vida, para depois tentar reduzir seu impacto como a doença crônica que ela é”, diz Kieling.

Com informações da BBC