Lixo, a responsabilidade é de quem o produziu: assista!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Lixo, a responsabilidade é de quem o produziu: assista!
Foto: reprodução / Youtube / Momento Ambiental|

A responsabilidade pelo lixo é de quem o produziu! O brasileiro está começando a aprender à força essa verdade.

A mudança cultural chega com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010, mas está sendo implantada aos poucos em diferentes regiões do país.

Pela lei, os grandes geradoras de lixo – como shoppings e empresas – têm de separar o resíduo orgânico do reciclável. Bom para a cadeia produtiva, que reaproveita esse material, melhor para o meio ambiente, que recebe menos lixo.

Em Brasília, onde a lei foi implantada neste ano, uma cláusula estabelece que se o grande gerador de lixo separar o material reciclado, ele não pagará para o serviço de limpeza pública recolher o lixo orgânico.

Com isso ele ganha duas vezes: ao fazer a separação, ele pode vender o material reciclado e reduzir o peso total do lixo produzido. Ele pagará apenas pelo transporte do orgânico.

“Isso foi feito as empresas separem o material. [Pra] Elas entenderem que esse material tem valor econômico, que vale a pena separar. Esse é grande diferencial de Brasilia. Nenhuma outra capital tem essa cláusula na lei de separação de material reciclável, não incidir na cobrança do grande gerador”.

Palavras de Paulo Celso dos Reis, diretor técnico do SLU, Serviço de Limpeza Urbana de Brasília.

Entenda como funciona na reportagem do Momento Ambiental:

Youtube tumbnail video

O programa

O Momento Ambiental é um programa do Conselho da Justiça Federal, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS.

Foi lançado em 2008, tem uma fotografia diferenciada e mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

O M.A. tem caráter educativo, por isso a linguagem é a mais simples possível, com exemplos para fazer com que o telespectador perceba como ele pode ajudar e o quanto ele prejudica, mesmo sem querer, o meio ambiente com pequenas ações do dia a dia.

O programa é exibido nas TVs Justiça, NBR e em 27 emissoras privadas regionais.

Com informações do Momento Ambiental