Papa almoça com necessitados: Dia Mundial dos Pobres

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Papa almoça com necessitados: Dia Mundial dos Pobres
Papa almoça com carentes - Foto: Max Rossi/REUTERS|Papa Francisco - Foto: Pixabay

Um domingo diferente no Vaticano. O papa Francisco fez uma missa e um almoço neste domingo, 19, para milhares de pessoas excluídas socialmente.

Ele quis compartilhar com elas a primeira Jornada Mundial dos Pobres. Na missa celebrada na Basílica de São Pedro, Francisco pediu aos fiéis que lutem contra a indiferença em relação aos mais necessitados.

“Temos talentos, somos talentosos aos olhos de Deus. Portanto, ninguém pode se considerar tão pobre ao ponto de não poder dar nada aos demais”, disse Francisco a 7 mil pessoas reunidas no Vaticano.

Cerca de 4,5 mil pessoas carentes foram convidadas pelo Papa. Gente que passam por privações como a falta de um teto para morar.

De acordo com Francisco, “a omissão perante os pobres também é um pecado”. “Isso tem um nome preciso: indiferença. É como dizer ‘isso não é problema meu, é culpa da sociedade”, explicou.

Em sua mensagem, o papa lembrou que os pobres, em sua fragilidade, são dotados de uma força salvadora.

“Apesar de terem pouco valor ante os olhos do mundo, são eles que nos abrem o caminho para o céu”, completou.

Almoço

Após a missa, o papa almoçou com 1,5 mil necessitados em uma sala do Vaticano.

Outras 2,5 mil pessoas comeram nas cantinas das diferentes instituições pontifícias nas redondezas. A jornada pretende incentivar os católicos a reagir contra o que a Igreja classifica de “a cultura do descarte e do esbanjamento”.

Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres, no dia 19 de novembro, foi criada pelo Papa Franscisco na semana passada para incentivar as pessoas a alimentarem os necessitados.

Pelo menos 10 restaurantes zona do Pantheon, em Roma, toparam a ideia de dar almoços gratuitos para pessoas em situações vulneráveis.

“Eu visitei os restaurantes e pedi: ‘você receberia 10 pobres?’. Eles me disseram que sim e que dariam comida grátis”, contou o padre responsável pela Basílica de Sant’Eustachio, Dom Pietro Sigurari.

A Basílica de Sant’Eustachio oferece almoços diariamente às pessoas em situação de rua ou de baixa renda, com o apoio dos restaurantes da região.

Com informações do G1 e  ANSA