Veja como tirar carteira de motorista digital. Já está valendo no DF

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Veja como tirar carteira de motorista digital. Já está valendo no DF
CNH Digital - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Já é possível tirar a CNH digital no Distrito Federal. A novidade está em vigor desde a semana passada.

A Carteira Nacional de Habilitação digital pode ser usada quando o motorista não estiver com o documento impresso, no momento de uma blitz, por exemplo.

Aí o condutor pode acessar a versão eletrônica pelo aplicativo no smartphone, ou pelo PDF salvo no aparelho e apresentar à fiscalização.

Como emitir

Para tirar a versão digital é preciso ter a CNH impressa emitida após maio de 2017, que vem com o QR Code, um código bidimensional que dá acesso aos dados do motorista.

O QR Code está na parte interna do documento em papel. Pelo menos 200 mil motoristas já têm essa nova CNH, de acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Detran-DF.

O segundo passo é atualizar os dados cadastrais no Detran.

O terceiro é ativar o aplicativo que emite a versão eletrônica.

Para evitar fraudes, essa atualização tem de ser feita presencialmente, em um dos postos de atendimento do Detran ou em uma das unidades do Na Hora.

Com as informações atualizadas, o passo seguinte é se cadastrar no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran.

Ao entrar no site, o internauta deve clicar no ícone Cadastro e informar o CPF. Caso já tenha cadastro no portal, basta fazer o login, com o CPF e a senha que criou.

Com os dados confirmados pelo Detran, é possível solicitar um código de ativação para a CNH digital, que será enviado por e-mail.

É com ele que se poderá acessar o aplicativo pela primeira vez.

Como baixar

Concluídas essas operações, o motorista tem de baixar o aplicativo CNH Digital, disponível nas lojas Play Store (Android) ou iTunes (iOS),

Entre nele com a senha do portal

Digite o código de ativação que recebeu por e-mail.

Crie uma senha de quatro números (PIN) e digite.

PDF

Após entrar pela primeira vez no aplicativo, ele permite criar um PDF exportável para o celular, que funciona como uma cópia autenticada.

Assim, o condutor não precisará mais de internet para acessar o documento nas próximas vezes.

A partir desse momento, alterações de número de celular e e-mail, bloqueio de aparelho e cancelamento da CNH digital poderão ser feitos pelo site do Denatran — ou seja, não será mais necessário ir ao Detran.

Para novas carteiras ou permissão para dirigir, não é preciso fazer a atualização, porque a CNH digital será automática — desde que tenham sido informados, na abertura do processo, o número de celular e o e-mail.

CNH sem QR Code?

Quem ainda não tem a CNH com o QR Code e quer a versão digital, precisa solicitar a segunda via pelo site do Detran, no caminho Serviços, Condutores, 2ª Via da Habilitação.

O pedido vai gerar um boleto de R$ 135 e pagar.

Aí a nova carteira, já com o QR Code, será enviada para o endereço informado no cadastro.

Por isso, os dados cadastrais devem ser atualizados em um dos postos de atendimento do Detran ou em uma das unidades do Na Hora.

Com a segunda via em mãos, basta seguir o passo a passo daqueles que já têm o documento impresso com o QR Code.

Para outras informações sobre a CNH digital, visite a página de perguntas mais frequentes do Denatran.

DF e Goiás

O Distrito Federal foi a segunda unidade da Federação a introduzir a CNH digital, depois de Goiás.

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os departamentos de trânsito do País devem estar aptos a emitir a CNH Digital até 1º de fevereiro de 2018.

Com informações da Agência Brasília