Óleo de cozinha usado vale desconto na conta de luz em PE

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Óleo de cozinha usado vale desconto na conta de luz em PE
Foto: Divulgação

Trocar o óleo de cozinha usado por desconto na conta de luz já é possível.

A boa ideia, que ajuda a descartar o óleo sem contaminar o meio ambiente e ao mesmo tempo na economia popular, faz parte do projeto Vale Luz da Celpe – a Companhia Energética de Pernambuco.

O Grupo Neoenergia, por meio da Celpe, está oferecendo bônus na conta de energia para quem doar óleo de cozinha usado.

A cada litro de óleo, R$ 0,70 centavos serão abatidos da conta. E não há limite para a entrega, assim é possível até zerar o valor da conta, em caso de grandes quantidades.

O rejeito do óleo vegetal irá para empresa Indama, que vai reciclar o agente poluidor e transformá-lo em uma série de produtos, como biodiesel, velas, ração para animais, sabão, produtos de limpeza, tintas e vernizes.

O Brasil produz por ano em torno de três bilhões de litros de óleo vegetal, conforme dados da Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo).

Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável.

Como participar

Para participar, o cliente deve entregar o material nos containers do Projeto Vale Luz do Shopping Recife e no centro de Belo Jardim.

Serão aceitos todos os óleos vegetais – soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, de milho, óleo de coco, de algodão e mamona, além de azeite de oliva e azeite de dendê.

As pessoas trocar também materiais como: papel, papelão, metal e plásticos e receber descontos por meio do Vale Luz Celpe.

Todos os itens precisam estar limpos para não haver dificuldade na pesagem ou a proliferação de animais transmissores de doenças.

Coleta em condomínios

A Celpe fará a coleta nos condomínios ou prédios residenciais inscritos no Projeto Vale Luz Condomínio, que integra o Programa de Eficiência Energética da concessionária.

As pessoas devem armazenar o óleo usado em garrafas PETs e depois despejar o líquido no recipiente maior, uma Bombona de 50 litros, disponibilizada pelo condomínio.

O Projeto Vale Luz, especializado neste tipo de coleta seletiva, fará o descarte correto do resíduo e o condomínio receberá o desconto na fatura de energia.

Armazenamento em casa

Após utilizar o óleo, é necessário deixá-lo esfriar totalmente.

O armazenamento deve ser feito em garrafa PET transparente de refrigerante ou água.

A sugestão é utilizar um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa e um coador plástico para evitar despejar resíduos de alimento.

Conforme for usado, o óleo deve ser armazenado nas garrafas bem fechadas, para evitar vazamentos.

É importante manter fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade.

Quando a garrafa estiver completamente cheia, é só levar em um dos postos fixos de atendimento para a realização da troca por desconto na conta de energia.

A conta de energia também deve ser levada.

A garrafa PET pode ser reutilizada para a próxima troca.

Com informações JC OnLine