Alunos transformam crianças com deficiências em super-heróis

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Alunos transformam crianças com deficiências em super-heróis
Fotos: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel|||

Estudantes fizeram um ensaio fotográfico incrível com crianças com deficiências intelectuais de uma escola de Itajubá, em Minas Gerais

Os alunos da Universidade Federal de Itajubá – Unifei – fizeram uma sessão de fotos com os pequenos vestidos como super-heróis de histórias em quadrinhos. (mais fotos abaixo)

A ideia era resgatar e revelar a força interior das crianças que são retratadas nas fotografias.

O estudante universitário André Ferreira, disse no projeto, batizado de “Happyxel”, cada um dos apoiadores se propôs a utilizar os próprios conhecimentos para ajudar na empreitada.

“Foram nove alunos que participaram da equipe e um professor da Unifei, que ficaram responsáveis pela filmagem e edição e na organização do projeto e sua execução”, explica.

As crianças

A partir do ensaio fotográfico, as fotos foram editadas e transformadas em pôsteres, que foram entregues de presente para as crianças ao final do projeto.

A diretora da escola, Neide Hiene, conta que a ação foi extremamente importante para animar as crianças. Lá, 90% dos alunos possuem algum tipo de deficiência intelectual.

“O que a gente sente é que o que acontece de diferente para eles é especial. Eles se sentem com a autoestima elevada”, diz a diretora.

Neide conta que enxergou, na ação, o carinho dos alunos da universidade com as crianças da escola e que isso foi extremamente importante para elas.

“Acho que a sociedade precisa se envolver como um todo e olhar por essas crianças, porque elas são muito carentes de todos os sentidos. Não só monetariamente, mas também de carência afetiva”, ressalta.

Foto: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel

Foto: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel

Foto: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel

Foto: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel

A ideia

A proposta teve como base o trabalho do fotógrafo norte-americano Josh Rossi, que realizou um projeto semelhante com crianças que sofrem graves doenças.

A partir daí que os estudantes quiseram proporcionar um dia diferente para os alunos.

“Ter a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, por mais sucintos que sejam, para realizar uma mudança social, ajudando no que for possível, não tem preço. Levar alegria, mesmo que seja por um dia, e mostrar que todos podem ter sucesso apesar de suas limitações é uma experiência incrível”, conta André.

Ações voluntárias

A iniciativa faz parte do projeto de social chamado “Bota Pra Fazer”, que pretende incentivar estudantes a trabalharem em ações voluntárias com a sociedade.

“Aprender sobre fotografia é algo pelo qual sempre fui muito grato. Mas poder aplicar o que aprendi para trazer um pouco mais de alegria a esses serzinhos tão especiais é extremamente gratificante”, conta o estudante Murilo Buscariolo, que fotografou as crianças.

Para as crianças, foi uma chance de se enxergarem de maneira diferente por um dia. Para os universitários, foi a oportunidade conhecer novas histórias de vida e expandir a visão para fora dos muros da faculdade.

“Todo conhecimento adquirido não tem valor algum se não for utilizado como ferramenta para uma mudança positiva”, conclui André.

Foto: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel

Foto: Murilo Buscariolo/Cleber Gonçalves/Leonardo Santos/Happyxel

Veja como foram os bastidores do ensaio:

Youtube tumbnail video

Com informações do G1