Café: 3 xícaras por dia reduzem morte prematura, diz ciência

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Café: 3 xícaras por dia reduzem morte prematura, diz ciência
Foto: Pixabay

Café faz bem sim! Tomar 3 xícaras por dia reduz as chances de morrer de forma prematura, em relação a quem não toma a bebida.

A constatação é de um especialista em saúde pública da Universidade Southampton, no Reino Unido.

Robin Pole revisou 201 pesquisas e 17 estudos clínicos de todos os cantos do mundo para concluir que o café não é um vilão da alimentação.

“Beber café aparenta ser seguro dentro dos padrões usuais de consumo”, afirmou o pesquisador, ou seja, sem excessos.

Seu artigo, publicado no BMJ Britsh medical journal, diz que o café está ligado a baixos índices de doenças cardíacas e de mortalidade por todas as causas.

E se você bebe mais de três xícaras, não chega a fazer mal, mas os benefícios são menos evidentes.

Outros benefícios

A bebida mais consumida no mundo – além da água – também foi associada a riscos mais baixos de diversos tipos de cânceres, como de próstata, endométrio, pele e fígado, além de prevenir diabetes tipo 2, pedra na vesícula biliar, gota e cirrose hepática.

Motivos

As pesquisas analisadas eram na maioria observacionais, ou seja, não aprofundaram nos motivos do café trazer esses benefícios, e podem ter sido casuais.

Mais testes teriam que ser feitos para encerrar o papo de vez.

Cuidados

Em um editorial publicado junto à pesquisa, Eliseo Guallar, professor de medicina e epidemiologia na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, foi mais ponderado.

“Café é seguro, mas segure a onda”, disse, em tradução livre.

“Café previne doenças crônicas? Nós simplesmente não sabemos. Os médicos deveriam recomendar café para prevenir doenças? As pessoas deveriam começar a tomar café pensando na saúde? A resposta para ambas a questão é ‘não’”, completa.

De acordo com a pesquisa, mulheres grávidas e que tem propensão a sofrer fraturas não devem beber café.

Com informações da Revista Galileu