SóNotíciaBoa em Chipre, a ilha de Afrodite, eterna deusa do amor

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para SóNotíciaBoa em Chipre, a ilha de Afrodite, eterna deusa do amor
Foto: Ninna Crot||Rochedo de Afrodite||

O mapa é em formato de guitarra e a música vem das doces batidas das ondas do mar em seus rochedos reluzentemente claros.

Assim se traduz um pouco a beleza da Ilha de Chipre, ou Cyprus.

Linda e bem torneada, seu nome vem da grande plantação de cyprés, espécie de pinheiro existente em seus vastos campos.

Chipre está localizada na Bacia do Levante, na parte mais oriental do Mar Mediterrâneo e é a única grande ilha do Mediterrâneo, na Ásia.

Está cultural e politicamente ligada à Europa e é membro da União Européia desde 2004.

Nicosia é capital de Chipre, que está dividida entre Nicosia do Sul (800 mil habitantes) e Nicosia do Norte (400 mil habitantes).

No total, a ilha tem 1 milhão e 200 mil habitantes, principalmente cipriotas gregos, com grande minoria turca e alguns britânicos instalados em enclaves militares, sob soberania da Coroa britânica.

É dividida pela linha verde entre a parte norte, turca, que é totalmente pitoresca e a parte sul, grega.

Praias e compras

A grande maioria das praias de Chipre é virgem, com contornos tão lindos e sinuosos quanto seu mapa.

A parte grega de Chipre, onde se encontra a antiga capital Pafos, recebe cerca de 5 milhões de visitantes/ano, já o lado turco recebe 400 mil.

No lado turco é comum a busca por uma das maiores fabricantes de tapetes do mundo, além de joalherias de primeiro mundo, de comprar aquele ultimo design de casaco e bolsas feitos por fabricantes específicos de grandes marcas como Dior, Chanel, Hermes, Louis Vuiton e  etc.

Chipre é uma ilha montanhosa e dentre as montanhas está a de Troodos, que mantém em seu entorno uma rica  produção de cobre.

Sua vegetação é comparada ao serrado, mas é rica em plantação de batatas, amendoim, tangerinas, romãs, azeitonas e  caroube (alfarroba, que os cipriotas consideram o  substituo do chocolate) usado na produção de melado.

Gatos

Em toda a ilha de Chipre há uma grande quantidade de gatos, a explicação é a de que Santa Helena mandou vir um barco cheio de gatos à ilha para exterminar o grande número de serpentes existentes ali.

gato_chipre

Igreja de Santo André

Em Karpaz há uma área de proteção ambiental onde fica a segunda mais sagrada das Igrejas, a de Santo André, que os patriotas cipriotas são os mais fiéis da Europa.

Os visitantes ficam com lágrimas nos olhos diante dos inúmeros milagres.

As igrejas de Chipre são monumentais e bem ornamentadas, com filetes dourados em grande maioria das pinturas e adereços.

Na igreja de Santo André encontram-se três fontes feitas, segundo a lenda, por Santo André.

Ela tem três bicas de onde corre água para a saúde, amor e prosperidade.

As águas não devem ser misturadas, ou você escolhe uma ou outra.

Porto

Na cidade de Famagusto há um público jovem com belas igrejas.

Estão instalados o Porto de Chipre e é por ele que tudo que entra e sai da ilha.

Tem também luxuosas boutiques, joalherias, fabrica de tapetes de luxo feitos em seda pura, assim como couro de altíssima qualidade.

O Brasil é citado pelos cipriotas como um dos melhores produtores de seda do mundo por ter mais água e ser mais higiênico com a produção.

Já a China é considerada o maior produtor.

Em Famagusto está instalada a catedral de São Nicolau, três grandes universidades e o Museu arqueológico.

Já em Kyrenia há produção de couro para marcas como  Chanel, Dior, Hermes, Louis Vuitton, etc.

Na pequena vila de Salamis, construída há 300 anos antes de Cristo, foi criado um grande teatro e um estádio onde eram desenvolvidas varias modalidades de esportes. Fez grandes atletas à época.

Cruz de Cristo

Em Nicosia do Sul, a chamada república cipriota grega – por ficar ao lado da Grécia – é a maior vila onde está a montanha de Troodos, a mais alta de chipre, a 1.952 metros de altitude e a 6,500 pés abaixo do nível do mar.

Do alto desta montanha é possível ter uma vista de 360 graus da Ilha de Chipre. É o único lugar em que neva e, graças a ela, Chipre tem a alegria de receber chuvas de vez em quando.

Em Nicosia do Sul se encontram a Igreja de Santa Vendredi, museus, necrópoles terroir, monte olimpo, mosaicos da casa de Diogenes da mitologia grega e o famoso rochedo de Afrodite, a deusa do amor.

Esta parte de Chipre é mais verde. É lá que se encontra o mosteiro criado por Santa Helena, que mantém até os dias atuais pedaços da cruz de Jesus Cristo.

Diz a lenda que todos os cegos que tocam na cruz, voltam a enxergar.

igreja de Santa Vendredi

igreja de Santa Vendredi

Afrodite

Em Limasole viveram os primeiros habitantes de Chipre com casas próximas ao mar.

Uma coisa interessante é que por causa da religião neolítica, todos os mortos tinham que ser enterrados em em posição fetal dentro de casa ou ao lado. Esses habitantes mediam 1.47 cm e morriam aos 38 anos.

ruína de casa onde eram enterrados os mortos

ruína de casa onde eram enterrados os mortos

Em Pafos ou Phafos, segundo a lenda, nasceu a Deusa do amor, Afrodite, provinda da espuma do mar.

A mitologia grega diz que quem nada ao redor do rochedo de Afrodite, à meia noite na lua cheia, será eternamente feliz no amor.

Rochedo de Afrodite

Rochedo de Afrodite

Pafos é enebriantemente linda, talvez pelo fato de Afrodite ter nascido aqui? Não sabemos!!

A agricultura de Pafos é rica na plantação de amendoim, banana, tangerinas, azeitonas, uvas e caroube.

As igrejas fazem parte dos monumentos históricos, dentre elas Santa Vendredi (protetora das mulheres inférteis) e São Cosme e Damião.

No Porto de Pafos está a construção de um Castelo feito há 600 anos, assim também como o Parque ecológico de Pafos, onde está a Maison dos Deuses, com 2 mil metros quadrados feita em pedras naturais da região.

Por Ninna Crot, de Chipre especial para o SóNotíciaBoa