Um carro movido a hidrogênio e que não polui o ar. A Hyundai apresentou nesta semana, na Feira de Tecnologia CES, o Nexo.
O SUV traz uma série de novos recursos no sentido do carro autônomo.
Ele é movido a hidrogênio, e é o primeiro veículo da marca desenvolvido com uma plataforma própria para carros deste tipo.
A Hyundai espera ter 18 novos modelos com esta proposta até 2025.
O Nexo será disponibilizado em “alguns mercados selecionados” ainda este ano.
Como funciona
O carro a hidrogênio é basicamente elétrico. A grande diferença, no entanto, está no modo como a energia é gerada.
Em vez de carregar o carro na tomada, para ter uma nova carga na bateria, há um tanque de hidrogênio, que, após um processo químico, se transforma em energia para o motor elétrico.
E o resultado desta “queima”, é água, que sai pelo escapamento, em vez de gases nocivos como nos motores a combustão.
Outros recursos
O novo SUV também tem diversos recursos autônomos.
Pela primeira vez, um Hyundai tem assistente de mudança de faixa. Em velocidades de até 145 km/h, o carro é capaz de se manter dentro de uma faixa sem o auxílio do motorista.
Segundo a fabricante, isso vale para ruas e rodovias.
O modelo também é capaz de ajustar a velocidade e a distância para os demais veículos, seguindo parâmetros de sensores e mapas e ainda estacionar sem o motorista.
O Nexo coloca e retira o carro de uma vaga de forma autônoma. Caso o dono não se sinta confortável, pode assumir a direção.
Atualmente, a Hyundai possui um modelo a hidrogênio, uma variação do Tucson – na geração que conhecemos como ix35 – que pode ser alugada nos Estados Unidos.
Na comparação dos dois modelos, o Nexo tem maior autonomia (600 km contra 426 km), é mais leve, mais espaçoso e tem melhores números de desempenho.
Seu motor elétrico entrega 163 cavalos e 40 kgfm de torque, e leva o SUV de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
A Honda e Toyota também possuem veículos a hidrogênio.
Com informações do G1.