Brincar na natureza faz criança aprender matemática e melhorar letra

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brincar na natureza faz criança aprender matemática e melhorar letra
Fotos: reprodução / Momento Ambiental

Brincar fora de casa, longe do celular e jogos eletrônicos, aproxima a criança da natureza, melhora o aprendizado e o desenvolvimento dela na escola e na vida.

As brincadeiras – de preferência em parques, áreas verdes – fazem melhorar a letra da criança e a forma de aprender matemática, matéria que vários alunos detestam. (vídeo abaixo)

Os motivos? A especialista em psicopedagogia Cristiane Souza, de Brasília, explica:

“Ele tá ganhando esse espaço [brincando na natureza] pra que ele desenvolva todo um processo de aprendizado, espaço, tempo coordenação, a lateralidade… ele saber onde é que ele pode ir, os conflitos, limites, frustrações… tudo isso aprende na brincadeira”.

“A criança que não brinca, que não desenvolve, ela pode sim vir a ter problemas escolares, pedagógicos, cognitivos… ela pode atrasar a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, então pode ter um atraso grande”.

O motivo é simples: brincar, correr, interagir, ajuda na coordenação motora da criança, a desenvolver visão, audição, tato, paladar, a se comunicar melhor e a ter a letra mais bonita.

“Tem a questão da pinçada. Muitas crianças têm a pegada do lápis errada porque não foi trabalhada a coordenação motora. O erro de escrita, letra muito grande, muito pequena, ela não desenvolveu a noção espacial dela”, explica a especialista.

E noção espacial tem a ver com o raciocínio lógico, a compreender matemática.

“É ela ter a noção do corpo dela com o meio. Crianças que tropeçam demais, que não têm noção de espaço, onde elas conseguem entrar ou não… Muitas vezes essa questão da matemática vem de um processo que não foi estimulado na infância”, diz

E quando a criança cai durante a brincadeira, ela ganha um outro aprendizado importante: a ter limites.

Ah, a psicopedagoga lembra que criança tem que brincar pelo menos até os 12 anos!

Veja a reportagem do Momento Ambiental

Youtube tumbnail video

O programa

O Momento Ambiental é um programa do Conselho da Justiça Federal, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS.

Foi lançado em 2008, tem uma fotografia diferenciada e mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

O M.A. tem caráter educativo, por isso a linguagem é a mais simples possível, com exemplos para fazer com que o telespectador perceba como ele pode ajudar e o quanto ele prejudica, mesmo sem querer, o meio ambiente com pequenas ações do dia a dia.

O programa é exibido nas TVs Justiça, NBR e em 27 emissoras privadas regionais.

Com informações do Momento Ambiental