Aluno de 19 anos é 1º lugar no ITA: passou em 6 vestibulares

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aluno de 19 anos é 1º lugar no ITA: passou em 6 vestibulares
Misael Cavalcanti - Foto: reprodução / Instagram

Misael Cavalcanti tem apenas 19 e já acumula seis aprovações em vestibulares.

O jovem passou em 1º lugar nas vagas privativas do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, para seguir a carreira militar como Oficial Engenheiro da Aeronáutica. A instituição é uma das mais concorridas do país.

Além do ITA, Misael passou na Escola Naval, Instituto Militar de Egenharia (IME), Academia de Força Aérea (AFA), Escola de Formação de Oficias da Marinha (EFOMM) e Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Ele se apresentou ao ITA neste domingo, 14 para dar início à nova etapa da sua vida.

Dias antes, pra comemorar, Misael tirou uma foto com o número de aprovações escritas em vermelho no corpo e postou no Instagram.

A foto viralizou e chamou a atenção de milhares de pessoas que foram até ele pedir conselhos ou dicas de estudo.

“Isso foi muito estranho. Um cara aleatório viu e compartilhou. Mas no que posso ajudar, eu ajudo. Quero inspirar todos a não desistirem para então mudarmos o país”, disse ao G1.

Rachou de estudar

Mas a vitória não veio fácil. Ele estudava 8 horas por dia na escola e quando chegava em casa, aprofundava os assuntos sozinho em mais três ou quatro horas de estudo.

Filho de pastor e de uma estudante de música, Misael ainda achava tempo para o lazer.

“Estudava de segunda a sexta, mas nos fins de semana parava um pouco. Assisto às séries de televisão que gosto, jogo futebol e todo domingo vou à igreja”, relata.

Gratidão

Nascido na Paraíba, ele chegou em Alagoas aos 7 anos de idade.

O jovem diz que sua educação é alagoana e que deve tudo ao que aprendeu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado (Ifal).

“Eu já sonhava em estudar engenharia no ITA desde o fim do ensino fundamental. No 9º ano, meus pais me incentivaram a fazer o concurso para entrar no Ifal. Passei e fiz o curso de Edificações”, disse ao G1.

Misael Cavalcanti participou de diversas olimpíadas de astronomia, matemática e física. Entre as competições que ganhou, pôde conhecer o ITA em 2014 e representar o Brasil na Bulgária.

O jovem teve também a oportunidade de entrar em um curso preparatório em Fortaleza.

“Em 2016, um amigo passou o meu contato e pediram o meu currículo. Eles gostaram e me convidaram para fazer o cursinho”, explica.

Persistência

Junto a um grupo de quatro alunos do Ifal, ele passou um ano estudando. Mas a aprovação não chegou de primeira. “Isso mostra que a aprovação nesses cursos não vem fácil. Tive que persistir”, coloca.

Já no segundo ano de curso, o jovem se sentiu mais tranquilo e a recompensa foi maior do que o imaginado. “Não estudei para todos, só focava no ITA. Acredito que as outras aprovações foram consequentes”.

Com informações do G1